Geral
Pesquisa nas Centrais Já! verifica evolução nos índices de satisfação dos usuários
O cidadão precisa de um atendimento público que funcione. No entanto, para que isso aconteça, é necessário que levantamentos e estudos sejam realizados ordenadamente pelo Estado. Foi pensando nisso que a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da Superintendência de Atendimento ao Cidadão, realizou uma pesquisa de satisfação nas Centrais Já!, medindo o grau de satisfação de seus usuários.
Disponibilizada pelos aplicadores dentro das próprias centrais, a pesquisa foi realizada no período de 7 a 11 de dezembro de 2015.
No total, 1.256 pessoas responderam ao questionário e 94% desse montante opinaram que, no geral, o atendimento nas Centrais é considerado como ‘Ótimo’ e ‘Bom’. Fazendo o comparativo do primeiro semestre de 2015 para a pesquisa atual, o crescimento de satisfação de um período para o outro foi de 4%.
As instalações das Centrais, que envolvem questões como layout, mobiliário e estrutura física, atingiram um nível de satisfação de 93% entre “Ótimo” e “Bom”.
Para a assessora da Superintendência, Cristina Guimarães, o intuito da pesquisa foi identificar os aspectos que o cliente considera satisfatórios, além de permitir a identificação de pontos fracos e fortes do atendimento oferecido, baseada em três pilares: a qualidade ou desempenho percebido, o valor percebido e a expectativa do cliente.
“As consequências apontam para a redução das reclamações e o aumento da satisfação do cidadão que busca os serviços prestados pelas Centrais”, ressalta Cristina.
No comparativo entre as pesquisas do primeiro e segundo semestre, o item que se refere ao Tempo de espera e Instalações das Centrais, que passou de 55% para 93%, obteve um acréscimo significante no percentual de satisfação dos usuários, chegando a uma diferença para mais, de 38%.
Para a responsável pela condução da pesquisa, os reflexos positivos foram obtidos com o trabalho executado pela Seplag em 2015, que ampliou o horário de funcionamento das Centrais até às 17 horas e renovou a comunicação visual das unidades de atendimento, levando ao cidadão o compromisso de servir com qualidade.
O secretário de Planejamento e Gestão, Christian Teixeira, diz que apesar dos bons resultados, é necessário que haja investimento contínuo no atendimento ao cidadão alagoano.
“A prestação do serviço público é uma das mais importantes atividades da sociedade. Sabemos que o caminho para a excelência é longo e, por este motivo, estamos trabalhando para alcançá-la”, ressalta o gestor.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º
-
4
Prefeito Arthur Freitas acompanha obras do Minha Cidade Linda em Santana do Mundaú
-
5FUTEBOL
Dono de 25% do United critica gestão passada do Manchester United e cita Antony e Casemiro



