Brasil
Chuvas acima da média elevam nível de reservatórios de hidrelétricas, diz ONS
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou hoje (25) que os reservatórios das usinas hidrelétricas no Subsistema Sudeste/Centro-Oeste atingiram, na última segunda-feira (22), o nível de 50% de água armazenada. A marca é a maior para o mês de fevereiro nos últimos três anos.
De acordo com comunicado do ONS, até o final do mês, os reservatórios devem atingir 51,3% da capacidade, confirmando a continuidade de recuperação do sistema hídrico do Sudeste e do Centro-Oeste após prolongado período de seca.
Na Região Sul, os reservatórios deverão encerrar o mês de fevereiro com 95% da capacidade, estima o Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico. O volume d’água dos reservatórios das usinas hidrelétricas da Região Norte também melhorou neste mês, com aumento de 11,9%.
Segundo o ONS, até a próxima segunda-feira (29), a capacidade de armazenamento na região deve chegar a 43,2%.
Na Região Nordeste, a previsão é que os reservatórios fechem o mês com 31,7% de armazenamento. O reservatório de Sobradinho, que atingiu níveis críticos, deve encerrar o mês de fevereiro com 29,4% de água.
“A melhoria dos volumes de chuva, somada à sobra estrutural de cerca de 12.899 MW médios para atender a carga prevista no ano, reforçam a segurança do sistema elétrico nacional e afastam os riscos de desabastecimento”, diz trecho do comunicado divulgado pelo Ministério de Minas e Energia.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas