Geral
Compensação garante Plano de Manejo para APA do Catolé e Fernão Velho
26/02/2016
Mais uma Unidade de Conservação de Alagoas terá o Plano de Manejo confeccionado para colaborar com seu monitoramento. Trata-se da Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho. Os recursos serão garantidos pela compensação definida pela Câmara Técnica de Compensação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
A compensação foi calculada em R$ 136.492,29 que deverá ser paga pela construtora Sauer, devido à construção dos residenciais: Recanto das Ilhas, dos Vales, das Rosas e dos Coqueiros, cada um deles com aproximadamente 500 casas, localizados no município de Satuba.
A Câmara Técnica de Compensação Ambiental do IMA analisa e define os pagamentos para empreendimentos licenciados que possuem Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/RIMA). Os valores finais devem ser utilizados para ações prioritárias nas Unidades de Conservação mais próximas aos empreendimentos.
A quantia é definida pelo cálculo do valor de referência somado ao grau de impacto no ecossistema. Aqueles que não cumprirem os prazos ou forem negligentes no pagamento dos valores definidos podem ter que responder a processos administrativos e penais.
Segundo Alex Nazário, geógrafo consultor ambiental do IMA, “a Câmara avalia o valor e o tipo de compensação dos empreendimentos que precisam apresentar EIA/Rima para conseguir o licenciamento ambiental. Esse caso específico será um grande avanço para as ações de manejo, monitoramento e fiscalização da APA”.
Os estudos iniciais estão garantidos com a assinatura de um termo de compromisso. O valor final será integralmente direcionado para a consolidação do Plano de Manejo.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas



