Geral

Programa Saúde na Escola leva informações sobre combate ao Aedes

09/03/2016
Programa Saúde na Escola leva informações sobre combate ao Aedes
Informações sobre como combater focos do Aedes aegypti estão sendo levadas às escolas da rede pública  (Foto: Carla Cleto)

Informações sobre como combater focos do Aedes aegypti estão sendo levadas às escolas da rede pública
(Foto: Carla Cleto)

Para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, o Ministério da Saúde lançou a Semana Saúde na Escola com o tema comunidade escolar mobilizada contra o mosquito. O evento segue até esta sexta-feira (11) e envolve todas as unidades da rede pública de ensino inscritas no programa em Alagoas.

De acordo com o responsável técnico estadual pelo Programa Saúde na Escola (PSE), Eloy Yanes, as ações irão contar com a participação de equipes de Saúde da Atenção Básica, educadores e técnicos da Sesau.

“Com a mobilização, o combate ao vetor será reforçado incluindo toda a comunidade escolar”, destacou Yanes. O responsável técnico lembrou, ainda, que os estudantes atuam como multiplicadores do conhecimento. “Os estudantes repassam as informações para seus familiares e membros da comunidade. Com o trabalho em conjunto dos agentes públicos e a comunidade, Alagoas encara mais uma etapa na luta contra o agente transmissor”, ressaltou.

O responsável pelo PSE lembrou, ainda, que a semana pode ser realizada de acordo com a disponibilidade e adequação ao calendário escolar. E deve acontecer até o fim do ano letivo de 2016.

Programa de Saúde na Escola

Presente em todos os 102 municípios alagoanos, o Programa Saúde nas Escolas (PSE) atua com a proposta de auxiliar na formação dos estudantes através de ações de promoção, prevenção de doenças, agravos e atenção à saúde. O PSE tem parceria nas três esferas administrativas: municipal, estadual e federal, sempre com alunos da rede pública de ensino.