Geral
Seinfra garante apoio técnico e institucional a comunidades quilombolas

Secretária Aparecida Machado no encontro em que garantiu auxiliar as comunidades quilombolas Pixaim, em Piaçabuçu, e Muquem, em União dos Palmares (Foto: Thiago Sampaio)
Proximidade e diálogo aberto com a sociedade civil têm sido compromissos do Governo de Alagoas. Em reunião com representantes de comunidades quilombolas, no Palácio República dos Palmares, na quarta-feira (9), a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, garantiu apoio técnico e institucional para projetos de habitação em quilombos alagoanos.
| Entre as comunidades que devem ser beneficiadas com ações de infraestrutura estão Pixaim, em Piaçabuçu, e Muquem, em União dos Palmares. “As duas comunidades apresentam as principais demandas, que começaremos a tratar a partir de hoje”, destacou Aparecida Machado.
De acordo com a secretária, habitação rural deve ser o foco das ações. “Vamos visitar essas comunidades, conhecer os projetos que já existem nelas, nos reunir com lideranças e traçar diretrizes. Nossa expectativa é auxiliá-los com habitação rural, por meio de apoio técnico, para elaboração de projetos, e institucional, para a captação de recursos”, frisou. Na comunidade Pixaim, a intervenção será em busca de melhorias habitacionais e no acesso. Já no Muquem, onde a reivindicação aponta falhas em obras iniciadas em gestões anteriores, representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) farão visita técnica para identificar a solução para os problemas. Segundo Alessandra Silva, representante da Pixaim, o olhar do Estado para as problemáticas dos remanescentes quilombolas é fundamental no processo de resistência. “Éramos 100 famílias na comunidade. Hoje, somos 27. A parceria com o poder público é muito importante para que tenhamos as condições necessárias em nosso povoado e para darmos continuidade à nossa história”, ressaltou. Diante dos relatos, Aparecida Machado reforçou a relevância do encontro para a definição de políticas públicas eficazes. “Entendemos que, para construir uma nova Alagoas, é imprescindível estabelecer um diálogo aberto entre o poder público e as lideranças comunitárias. Assim, podemos avançar ainda mais em prol do desenvolvimento do nosso Estado”, destacou a secretária. |
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º
-
4CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas

