Geral
Escritoras alagoanas são homenageadas na Biblioteca Pública
As mulheres da literatura alagoana foram homenageadas, na manhã desta quinta-feira (10), pela Secretaria de Estado da Cultura. A solenidade, realizada no auditório da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, reuniu escritoras que tiveram seus trabalhos expostos na seção dedicada a autores alagoanos.
A secretária executiva de Gestão Interna, Rosiane Rodrigues, destacou a importância do papel feminino na literatura. “A mulher traz consigo a leveza e a força. A escritora traduz, em palavras, os sentimentos e as vivências. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Secult homenageia nossas autoras, que nos deixam um legado literário e cultural muito rico”, afirmou.

As escritoras Margarida Mesquita e Nádia Fernandes compuseram a mesa de honra, representando as demais homenageadas, que receberam um troféu e flores. “Estamos recebendo, com muita honra, esta homenagem tão especial. Além do encontro prazeroso com as mulheres da literatura alagoana”, disse a autora de mais de 20 livros, Margarida Mesquita.
Na ocasião, a escritora Nádia Fernandes entregou, para o acervo da Biblioteca, duas obras raras de autoria de Manoel de Maia Júnior. “Estou presenteando a população alagoana com duas jóias literárias, relíquias que devem ser apreciadas pela nossa sociedade”, falou.
A jornalista Ivone dos Santos falou da valorização da mulher em todos os segmentos. “Palmas para esta atividade da Secult, que com um simples gesto valoriza e resgata a literatura alagoana, através das mulheres que, com muita garra, romperam barreiras e conquistaram seu espaço”.
Durante o evento, membros do coral Carlos Gomes, da Escola Estadual Ciro Acioli, fizeram uma apresentação musical especial, ao som do violão do maestro Cícero Tenório e voz com Marilene Silva.

O grupo “As Gracilianas” também apresentaram textos de Graciliano Ramos, em homenagem às escritoras. As escritoras Mariquinha e Adélia Magalhães, presidente do grupo literário alagoano, também recitaram poemas para as convidadas.
A exposição “Escritoras Alagoanas” fica aberta até o final do mês de março, na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos. O equipamento cultural funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e fica localizado na Praça Dom Pedro II, no Centro de Maceió. Mais informações: 3315-7877.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º
-
4
Prefeito Arthur Freitas acompanha obras do Minha Cidade Linda em Santana do Mundaú
-
5MACEIÓ
Saúde da Gente leva atendimentos ao Petrópolis nesta segunda-feira (7)


