Geral

Colégio Tiradentes é destaque na educação de crianças e jovens de Alagoas

15/03/2016
Colégio Tiradentes é destaque na educação de crianças e jovens de Alagoas
Este ano, 57% dos alunos foram aprovados em universidades federais e estaduais e 26% em instituições privadas, totalizando de 83% de aprovação (Foto: Ascom/PM)

Este ano, 57% dos alunos foram aprovados em universidades federais e estaduais e 26% em instituições privadas, totalizando de 83% de aprovação (Foto: Ascom/PM)

Já parou para pensar quanto tempo passamos na escola? Não é à toa que é chamada de segundo lar. Passamos um tempão com nossos colegas e professores e, além de conhecimentos técnicos, adquirimos conhecimento humano.

Nada mais justo que celebrar o Dia da Escola – comemorado no Brasil em 15 de março – exaltando as atividades desempenhadas pelo Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Alagoas (CPM), instituição de grande importância e destaque no cenário alagoano.

No ano passado, o colégio obteve a melhor colocação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre as unidades de ensino da rede estadual, ocupando a 46ª posição em Alagoas e a de número 5.962 no País, com média de 521,17 pontos por aluno.

Este ano, 57% dos alunos foram aprovados em universidades federais e estaduais e 26% em instituições privadas, perfazendo um total de 83% de aprovação. Exemplo disto é a ex-aluna Aline Oliveira, que obteve 665 pontos, passando em Ciências da Computação na Ufal, Direito no Cesmac e na Universidade Tiradentes e em Engenharia Civil na Mauricio de Nassau.

A ex-aluna foi a campeã de um desafio lançado no final de 2015, pelo diretor do CPM, tenente-coronel Carlos Azevedo, como forma de incentivo para os alunos do 3º ano do ensino médio.

Aquele que obtivesse a maior nota no Enem receberia o valor correspondente à nota em espécie. Ela recebeu o prêmio no dia 9 deste mês, no pátio do colégio, e foi  saudada pelos alunos, orgulhosos do seu desempenho.

“Sou grata aos ensinamentos que obtive aqui no Colégio Tiradentes. A disciplina e a dedicação foram fatores primordiais para que eu pudesse alcançar esses resultados. Agradeço aos professores e toda a equipe disciplinar, bem como ao cursinho de isoladas, que me auxiliou ainda mais na busca de meus objetivos”, destacou Aline.

O comandante do CPM destaca que o sucesso da instituição de ensino militar está atrelado, além da didática e disciplina, à seriedade com que a Polícia Militar encara a educação.

Histórico – O Colégio da Polícia Militar de Alagoas, denominado Colégio Tiradentes, foi criado em 1992, pela Lei nº 5332 de 10 de abril, surgindo como uma aspiração antiga da PMAL em ter um estabelecimento de ensino de qualidade, voltado para a educação dos filhos dos policiais militares. De acordo com a lei, o Colégio passaria a funcionar com cursos de ensino fundamental (1ª a 8ª séries) e ensino médio (1º ao 3º ano).

Com o advento da Lei nº 5883 de 28/11/96, o Colégio Tiradentes passa a ser inserido dentro da estrutura organizacional da PMAL, sendo definida de forma bem clara a finalidade do estabelecimento de ensino, que era de promover e assegurar o ensino fundamental e o 2º grau aos dependentes dos policiais militares ativos e inativos e aos filhos de funcionários civis devidamente lotados na Corporação, facultando a matrícula aos não dependentes de policiais militares ou de funcionários civis da Corporação de acordo com a disponibilidade de vagas.

Proposta Pedagógica – O CPM é uma escola que assume a pedagogia tradicional, com concepção de sociointeracionista, a qual implica ação e reação.

O Colégio tem como um dos objetivos integrar o aluno à sociedade, demonstrando a ele norma de conduta, de boa educação e disciplina, de direitos e deveres, imprescindíveis à vida comunitária, proporcionando-lhe uma identidade social de cunho moral, que facilitará sua adaptação na sociedade. Sendo assim, o mesmo levará os ensinamentos para a vida real.

Com a participação do aluno, dos pais e da escola, o colégio proporciona desenvolvimento intelectual ao educando por meio de aulas, exposições, momentos culturais, visitas monitoradas, palestras e outros.

Estrutura e funcionamento – O colégio dispõe de 13 salas de aulas; um ginásio poliesportivo, além de uma biblioteca para atender às necessidades dos 682 alunos que freqüentam a instituição.

A equipe disciplinar é composta por 60 profissionais especializados nas respectivas áreas de serviços, desde policiais militares, professores e monitores, facilitando a aprendizagem e propondo caminhos responsáveis e seguros para que o aluno possa conduzir-se diante das situações que lhe são apresentadas nas provas e avaliações.

Além dos ótimos resultados alcançados no Enem, nos últimos quatro anos, o colégio também se destacou nas avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), na qual vários alunos foram condecorados com certificados de menção honrosa em diferentes classificações, nos níveis 1, 2 e 3.

Cursinho Preparatório – Em 2015, um cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi implantado no Colégio Tiradentes com o objetivo de preparar os alunos do 3º ano, bem como os policiais militares, funcionários civis da corporação e seus dependentes.

O Colégio Tiradentes está localizado no bairro Trapiche da Barra. Para ingressar na instituição de ensino o aluno é submetido a um teste de seleção classificatório, realizado no início de cada ano letivo.