Geral
Secult debate políticas culturais com comunidade indígena

Encontro discutiu ações para o fortalecimento das doze etnias existentes em Alagoas (foto: Daniel Borges)
Com a finalidade de conhecer as demandas das comunidades indígenas e fortalecer a relação com os povos tradicionais de Alagoas, a secretária de Estado da Cultura Mellina Freitas, se reuniu com representantes de etnias alagoanas, nesta terça-feira (15).
“O diálogo é premissa da gestão do governador Renan Filho. É através dele, que conhecemos as reivindicações e traçarmos planos que beneficiem efetivamente a população alagoana. Recebi representantes de comunidades indígenas para discutirmos ações para o fortalecimento das 12 etnias existentes em Alagoas. Juntos, buscamos construir novos caminhos para o resgate, valorização e salvaguarda dos povos indígenas”, disse a titular da pasta.
Durante o encontro, a comissão indígena debateu estratégias para o desenvolvimento das comunidades. A realização de um seminário, com foco no fomento de políticas públicas voltadas para a preservação cultural das tribos foi agendado pela equipe da Secult. “A cultura alagoana é muito diversa, e com a união de todos avançaremos na construção da nossa identidade cultural”, frisou Mellina Freitas.
Ao todo, Alagoas possui doze etnias registradas. A representante indígena Mayanamy Santana, da aldeia Xucuru-Kariri, disse que a pauta prioritária para as tribos é não perder suas tradições.
“Nós temos nossas manifestações tradicionais e não podemos deixar que elas acabem. Nossa cultura, nossas danças e crenças devem ser preservadas”, finalizou.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º
-
4CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas

