Geral
Câmara de Maceió homenageia 21 profissionais com Comenda Selma Bandeira
A Câmara Municipal de Maceió homenageou 21 personalidades públicas, nesta sexta-feira (18), com a entrega da comenda Selma Bandeira, em sessão especial dedicada ao Dia Internacional da Mulher. A outorga é feita a profissionais que prestaram relevantes serviços prestados na luta pelo fim da violência e na defesa dos direitos humanos. A médica, nutricionista e coordenadora da Assessoria Técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems;AL), Sylvana Medeiros Torres, foi uma das agraciadas, por indicação da vereadora Heloísa Helena, pelo comprometimento com a melhoria da saúde pública de Alagoas.
A vereadora Heloísa Helena afirmou que as duas foram amigas de faculdade, costumavam se aconselhar uma com a outra e as eventuais divergências eram para melhorar ou somar em algum projeto em comum. “Todos os militantes e profissionais de saúde sabem do esforço inimaginável, bem como as angústias que Sylvana enfrentou em defesa da qualidade da saúde pública do Estado. É um orgulho e uma honra entregar estas flores, que são pequenas diante da grandeza desta mulher. Você me representa”, reforçou a vereadora, visivelmente emocionada.
A assessora técnica do Cosems, afirmou que sua trajetória em defesa de uma saúde pública de qualidade, foi pautada pela coragem, determinação e luta por uma sociedade mais justa. “Meus colegas de saúde pública e militantes, somos parceiros na luta por uma sociedade onde as crianças possam ter o direito a 1ª, 2ª infância; juventude, fase adulta e a idosa. Reverencio a todos que lutam por uma saúde pública decente, já que não temos financiamento suficiente”, salientou.
Sylvana listou as conquistas obtidas ao longo de sua trajetória profissional, a exemplo de projetos para a construção da UTI e UCI neonatal no Estado; a redução da mortalidade infantil e o estímulo ao aleitamento materno praticado no Brasil que, segundo ela, foi estratégia reconhecida no mês passado pela Organização Mundial de Saúde. “Enquanto gestoras, nós nos debruçamos em contas, fazemos milagres e elegemos prioridades, que se traduzem em ações para o bem da sociedade”, reforçou. Sylvana, que foi secretária de Saúde de Maceió, Porto Calvo e Porto de Pedra.
“Agradeço a vereadora Heloísa Helena pelo reconhecimento da luta das mulheres por uma sociedade mais justa. Mulheres e homens precisam andar lado a lado, para sermos uma sociedade de afeto, respeito e igualdade social. Todo município que passei dei um pouco de mim e trouxe ainda mais para minha vida pessoal. Socializo esta homenagem com os companheiros, mulheres e homens que sempre estiveram ao nosso lado em prol da mesma causa. Tenho certeza que ainda vamos comemorar outras vitórias”, completou.
Foram homenageados ainda Adriana Toledo; Alcira Bezerra; Carmem Lúcia Dantas; Clarisse Viviane Mendonça; Dione Cavalcante Teixeira; Enaura Quixabeira Rosa e Silva; Maria José Martins dos Santos; Maria Helena Figueredo; Maria José Fransciso Pauferro; Maria Lúcia Santos Moreira; Meire Dias Nascimento; Renilda de Albuquerque Nunes; Sandra da Silva Lima; Sayonara Peixoto dos Santos; Silvandira Ferreira dos Santos; Solange Barros Casado da Rocha; Sônia Maria Leite; Vanda Maria Menezes Barbosa; Viviane Suzuki; Robson Feitosa de Lima.
Durante a solenidade, a professora Elvira Barreto levou o plenário à reflexão sobre o “Avanço das mulheres”, focando na participação feminina na política para a igualdade de direitos. A vereadora Tereza Nelma, defendeu a busca do empoderamento da mulher, lembrando que o público feminino ganhou o direito a votar em 1932 e que há ainda brechas na política brasileira que precisam ser preenchidas por elas.
“As mulheres precisam ter força, encorajar-se, conhecer os partidos e ingressar na política. Mas não podem se submeter aos caciques e donos de partidos, permitindo que eles usem apenas seus nomes nas eleições”, advertiu, lembrando que 34% das mulheres nos país são chefes de família.
Quem foi Selma Bandeira – Selma Bandeira nasceu em Delmiro Gouveia no dia 1º de janeiro de 1944 e se destacou como militante política, chegando a ser deputada estadual em Alagoas (1983-1986). Selma Bandeira faleceu aos 42 anos de idade em um acidente automobilístico, no dia 7 de setembro de 1986, quando participava da campanha para deputada federal.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma

![[Foto: Assessoria]](http://www.tribunadosertao.com.br/wp-content/uploads/2016/03/Camara1.jpg)
