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Estado continua investindo na disseminação da Qualidade no serviço público

Órgãos participação de encontros de capacitação sobre os critérios da NBR ISO 9001:2008 (Foto: Tamires Oliveira)
Onze órgãos do Executivo, reunidos em nove encontros de capacitação, durante sete meses, com um único ideal: legitimar a excelência do serviço público estadual, adotando os critérios da NBR ISO 9001:2008.
Para atingir esse alvo, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da Superintendência de Modernização e Gestão da Qualidade (Sumoge), reuniu, nesta semana, os envolvidos para mais um treinamento.
Tamires Oliveira
“Durante os últimos encontros assimilamos procedimentos mandatórios para controle de documento e de registro, auditoria e produto não conforme. Em cada reunião apresentamos itens da ISO 9001:2008 que, ao serem aplicados, garantem a obtenção da qualidade total dos serviços e produtos”, explicou Adriana Maia, superintendente de Modernização e Gestão da Qualidade.
No decorrer do diálogo com os órgãos presentes, a superintendente de Gestão da Qualidade também elucidou que a intenção da disseminação é criar em cada servidor envolvido ainda mais confiança naquilo que ele faz.
“Entre outras coisas, a implementação dos requisitos previstos na norma visa assegurar a capacidade do Estado de fornecer regularmente produtos e serviços que atendam às necessidades e as expectativas de seus clientes. Além disso, trabalhando para unificar as linguagens e procedimentos dos órgãos, conseguiremos alcançar maior clareza, harmonia, eficiência e eficácia nos trabalhos realizados pelo serviço público”, enfatizou Maia.
Para Adailson Gomes, assistente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), as reuniões apontam para a necessidade de padronizar todas as formas de trabalho, ganhando agilidade com qualidade.
“Tenho 14 anos de serviço público estadual, com diversas experiências, mas participar de algo que facilita a vida do servidor e do cidadão é algo novo e instigante. É nosso papel driblar os desafios e trabalhar para chegar onde queremos”, contou o servidor.
Para o secretário de Planejamento, Christian Teixeira, a melhoria contínua e a otimização dos processos internos acontecem com auxílio da Gestão da Qualidade.
“A Seplag se comprometeu em aprimorar os canais de diálogo com as entidades do Poder Executivo Estadual e é esse o trabalho que vem sendo realizado por nós. Estamos estimulando a Gestão da Excelência pela disseminação da informação e do conhecimento, visando assim atender às necessidades do serviço público e, principalmente, da sociedade”, ressaltou Teixeira.
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