Geral
Digitar no celular enquanto se caminha poderá dar cadeia e multa nos EUA
Nem mesmo acidentes graves (que resultam, por vezes, em morte) têm sido capazes de intimidar quem insiste em perambular pela rua com a os olhos voltados para baixo. Como, então, desestimular a digitação sobre o celular durante uma caminhada desatenta? Ameaçando o bolso e a liberdade das pessoas, é claro. Ao menos parece ser essa a lógica que orienta o pensamento dos políticos de New Jersey, nos EUA.
Segundo informa o Digial Trends (via CBS20), o estado norte-americano pode estar prestes a implantar uma lei que pune usuários que não deixam de trocar mensagens através do telefone enquanto andam. A pena sobre a ainda incerta prática ilegal poderá consistir numa multa de US$ 50 (cerca de R$ 180) ou em 15 dias de cadeia; pessoas que forem pegas no flagra poderão ser punidas por ambas as medidas.
“Se uma pessoa na rua – esteja ela andando ou dirigindo – oferece risco a outro transeunte, uma lei deveria tomar palco para dissuadir ou penalizar esse comportamento perigoso”, afirma Pamela Lampitt, deputada e autora do projeto. A proposição da nova lei vai de encontro à realidade desvelada por um estudo publicado em dezembro de 2015: de acordo com a Academia Americana de Cirurgiões Ortopedistas, 78% dos estadunidenses consideram “grave” o ato de caminhar e digitar no celular – apenas 29% dos entrevistados, porém, disseram já ter trocado mensagens enquanto andam.
‘Se uma pessoa na rua – esteja ela andando ou dirigindo – oferece risco a outro transeunte, uma lei deveria tomar palco para dissuadir ou penalizar esse comportamento perigoso’, diz a autora do projeto
Outra pesquisa trazida à tona também no ano passado revelou o curioso – e tragicômico – fato de que mais pessoas morrem devido às selfies do que por ataques de tubarão (foram 12 mortes registradas em 2015 fruto de acidentes com câmeras de smartphones; apenas 8 ataques desferidos pelos animais resultaram em óbito no mesmo período).
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
3ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


