Política

PMDB filia oito deputados federais durante janela partidária

23/03/2016

A Câmara dos Deputados terá 69 cadeiras para o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em 2016, três a mais que no fim do ano passado. A janela partidária, período em que os parlamentares podem mudar de legenda sem perder o mandato, fechou no último sábado (19/03), com um saldo de oito novos nomes filiados ao PMDB, enquanto cinco migraram para outros partidos.

Dentre os novos integrantes está o deputado Valtenir Pereira (MT), que era do Partido da Mulher Brasileira (PMB). O Partido Social Democrático (PSD) perdeu três membros para o PMDB: o ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida (AL); Alexandre Serfiotis (RJ) e Sergio Zveiter (RJ). Já Altineu Côrtes (RJ) saiu do Partido da República (PR), enquanto que Fábio Ramalho (MG) veio do Partido Verde (PV). Kaio Maniçoba, eleito pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS) e Moses Rodrigues (CE), proveniente do Partido Popular Socialista (PPS), completam o grupo dos novos deputados do PMDB.

Ao mesmo tempo, o partido perdeu cinco membros. O deputado Laudívio Carvalho (MG) migrou para o Solidariedade (SD); Lindomar Garçon (RO) agora integra o Partido Republicano Brasileiro (PRB); Édio Lopes (RR) foi para o Partido da República (PR); Rôney Nemer (DF) virou membro do Partido Progressista (PP); e Geraldo Resende (MS) retornou ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Líder do PMDB na Câmara Federal, o deputado Leonardo Picciani (RJ) deu as boas-vindas aos novos nomes que passam a compor a bancada do partido na Casa e reafirmou o compromisso da legenda com a unidade e democracia. “O PMDB aumentou sua bancada, recebeu oito novos parlamentares, cada um na sua área de atuação e isso certamente nos engrandecerá“, afirmou Picciani.

Confiram os novos deputados do PMDB:

– Altineu Côrtes (RJ): eleito deputado federal pela segunda vez em 2014 pelo Partido da República (PR). Já foi Secretário da Infância e da Juventude do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é um dos membros da comissão especial para criar propostas legislativas para a reforma da Previdência Social.

– Alexandre Serfiotis (RJ): médico cardiologista, foi eleito deputado federal em 2014 pelo Partido Social Democrático (PSD) e é atualmente o vice-presidente da Comissão de Seguridade Social.

– Cícero Almeida (AL): radialista e ex-prefeito de Maceió, foi eleito deputado federal em 2014 pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Em 2015, assumiu a presidência do diretório municipal do Partido Social Democrático (PSD).

– Fábio Ramalho (MG): empresário, está no terceiro mandato consecutivo como deputado federal. Eleito pelo Partido Verde (PV), ao qual estava filiado desde 2005. Já foi prefeito da cidade mineira de Malacacheta. Desde o fim de 2015, faz parte da Comissão Externa da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar e monitorar os desdobramentos do desastre ambiental, ocorrido em Mariana (MG), causado pelo rompimento de uma barragem.

– Kaio Maniçoba (PE): filho da prefeita do município de Floresta, no sertão de Itaparica, Rorró Maniçoba. Tem 30 anos e está no seu primeiro mandato como deputado federal, eleito em 2014 pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS).

– Moses Rodrigues (CE): nascido na cidade de Sobral, bacharel em Administração de Empresas e licenciado em História e Geografia, Rodrigues foi eleito pela primeira vez como deputado federal em 2014 pelo Partido Popular Socialista (PPS).

– Valtenir Pereira (MT): advogado militante, integrava o Partido da Mulher Brasileira (PMB), atua desde 2007 na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Deve disputar a Prefeitura de Cuiabá nas próximas eleições municipais, em outubro deste ano.

– Sergio Zveiter (RJ): advogado, em seu segundo mandato como deputado federal, eleito pelo Partido Social Democrático (PSD). No Governo do Estado do Rio de Janeiro, já foi secretário de Justiça (1999-2000), secretário de Justiça e Direitos do Cidadão (2003-2004) e secretário de Defesa do Consumidor (2004-2006). De 1988 a 1999, Zveiter também presidiu o Superior Tribunal de Justiça Desportiva da CBF.