Geral
Morre Cruyff, um dos protagonistas do time “Laranja Mecânica”, na Copa de 74
O ex-jogador e lenda do futebol holandês Johan Cruyff, 68 anos, morreu nesta quinta-feira (24) em Barcelona. Ele lutava há vários anos contra um câncer de pulmão.
“No dia 24 de março de 2016, Johan Cruyff (68) morreu em paz em Barcelona, rodeado por sua família, após uma longa batalha contra o câncer. É com grande tristeza que nós pedimos para todos respeitarem a privacidade da família nesse tempo de luto”, escreveu o site do jogador ao dar a notícia.
Cruyff é considerado um dos maiores jogadores holandeses da história e foi um dos protagonistas da famosa “Laranja Mecânica” da Copa do Mundo de 1974. Naquela época, os atletas não tinham uma posição fixa no campo e se movimentavam de acordo com a partida, algo muito inovador para a década de 1970.
O holandês também se notabilizou como técnico e era considerado um dos ex-jogadores que mais pensava o jogo como coletivo. Na carreira por clubes, foi ídolo no Ajax e no Barcelona – onde foi tetracampeão espanhol entre 1990 e 1994.
O ex-jogador ganhou três prêmios Bola de Ouro (1971, 1973 e 1974) e é considerado um dos maiores jogadores da história, ao lado de Di Stéfano, Pelé e Puskás. A Federação Internacional da História do Futebol e Estatísticas (IFFHS) considerou Cruyff o maior jogador europeu do século 20.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo



