Geral

Na páscoa, qual é a melhor opção para quem é intolerante à lactose?

24/03/2016
Na páscoa, qual é a melhor opção para quem é intolerante à lactose?

999999999999999999

Chocolate ao leite, meio amargo, branco, com castanha, flocos ou amendoim. É difícil conhecer alguém que resista a um bom chocolate, não é mesmo? Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), só neste ano, cerca de 95 milhões de ovos de chocolate serão comercializados durante a Páscoa.

Mas será que o setor alimentício criou alternativas para atender aos intolerantes à lactose? De acordo com a nutricionista Kristiane Duarte, parceira da rede de laboratórios Proclínico, as lojas especializadas são a melhor opção tanto pela variedade de ovos de chocolate ofertada, quanto pelo valor dos produtos.

“Nos supermercados os preços são mais elevados, principalmente neste momento de crise. Eles não têm investido nesse setor. O que aconselho é que procurem as lojas especializadas neste segmento. Tem algumas em Maceió que vendem, à base de soja, sem lactose, inclusive alguns feitos com leites vegetais da castanha, amêndoa”, explica Duarte.

Para Mayara Correia, 24, psicóloga, que descobriu ser intolerante à lactose em 2013, a Páscoa é um dos períodos mais difíceis do ano, pois o chocolate é a sua sobremesa preferida. “Não faço questão de comidas preparadas com peixe durante a Semana Santa, mas do meu chocolate eu não abro mão. É uma pena que os supermercados não ofereçam uma variedade para nós intolerantes. Quando encontro, o valor do ovo é exorbitante. Tenho que buscar em locais específicos para encontrar o que desejo. Hoje, somos uma parcela grande no mercado. Isso precisa ser analisado”, enfatiza Mayara.

Mousse de chocolate – Uma receita fácil e prática para a sobremesa na Semana Santa é o mousse de chocolate sem lactose. “O cacau orgânico pode ser usado sem medo pelos intolerantes. Basta substituir o leite comum pelo leite de castanha ou arroz, utilizar adoçante de stévia e uma gelatina sem sabor. Além de fazer bem para a pele, os ingredientes possuem baixo teor calórico”, explica a nutricionista.

Além dos chocolates, como de costume, as refeições da Semana Santa são regadas à peixe, coco e vinho. O peixe é um alimento saudável, mas assim como os demais, quando consumido de forma excessiva pode desencadear na alteração de taxas de sangue, como o colesterol. “É importante lembrar que apesar de ser uma gordura benéfica para o organismo, o coco é calórico. Não há problema em comer arroz, peixe ao molho de coco, uma taça de vinho. O bom é celebrar todas as festividades do ano com moderação”, conclui Duarte.