Geral

Curso de Ciências Contábeis da Uneal terá Núcleo de Apoio Contábil

28/03/2016
Curso de Ciências Contábeis da Uneal terá Núcleo de Apoio Contábil
Proposta de criação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal na Uneal foi apresentada ao reitor Jairo Campos (Foto: Ascom)

Proposta de criação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal na Uneal foi apresentada ao reitor Jairo Campos (Foto: Ascom)

A Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) prepara-se para a instalação do seu Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), em parceria com a Receita Federal, no Campus I, em Arapiraca. A proposta de criação do serviço na instituição foi apresentada ao reitor Jairo Campos pelo professor e coordenador interino do curso de Ciências Contábeis da unidade, Anderson de Almeida Barros.

Com a criação do NAF, os graduandos de Ciências Contábeis poderão orientar pessoas físicas de baixa renda, microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos, quanto a questões de cunho contábil e fiscal. O atendimento será sob a supervisão de um docente. A prestação de serviços, entretanto, será debatida com a Receita Federal local e poderá ter a participação da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

O professor Anderson de Almeida Barros explica que a iniciativa visa ampliar a formação dos estudantes. “Eles poderão vivenciar as atividades profissionais ainda durante a graduação, além de prestar um relevante serviço à comunidade local, auxiliando na desobstrução da Receita Federal no município”, frisou.

 O reitor Jairo Campos elogiou o trabalho do professor Anderson Barros por buscar alternativas para ampliar o desenvolvimento do ensino no curso de Ciências Contábeis da Uneal. Segundo o gestor, estas buscas são relevantes para dinamizar o aprendizado dos estudantes e ainda destacar a relevância da Universidade. “Estas ações demonstram que esta instituição precisa de mais professores, mais servidores, para oxigenar sua atuação”, avaliou.

 A pró-reitora de Planejamento e Gestão, Rejane Viana, que também é docente e contadora, apoiou a iniciativa.  “É uma ação importantíssima, principalmente para os alunos porque é uma forma deles atuarem e iniciar a profissionalização”, ressaltou a gestora.

 Escritório

 Com a aprovação junto ao reitor da Uneal e ao delegado da Receita Federal em Alagoas, Plínio Alves Feitosa, além da articulação com a representante de educação fiscal da DRF, Valéria Bezerra, o professor Anderson Barros vai trabalhar para montar a estrutura do escritório que poderá funcionar na Universidade ou no prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, em Arapiraca.