Geral
Universidade pede que alunos e funcionários passem a dizer que Reino Unido ‘invadiu’ Austrália

Universidade divulgou guia de terminologia indígena para encorajar a troca de alguns termos usados para se referir à colonização australiana
(Reprodução/ Facebook UNSW – The University of New South Wales)
A Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), na Austrália, passou a encorajar os alunos e funcionários a dizer que o Reino Unido “invadiu” a ilha, em vez de “descobriu” ou “colonizou”, após a divulgação um guia de Terminologia Indígena nesta quarta-feira (30/03).
Segundo os autores do guia, a língua “é um veículo para também expressar discriminação e preconceito”. O documento ainda pede que a palavra “aborígene” seja evitada ao tratar dos povos nativos do país, assim como os termos “primitivo”, “pré-histórico”, “simples”, entre outros, e sugere que eles sejam substituídos por “sociedades complexas e diversas”.
“O guia também sugere que se referir ao capitão [James] Cook como o primeiro britânico a ‘mapear’ a costa leste do continente é ‘mais apropriado’ do que dizer que ele ‘descobriu’ a Austrália”, disse um porta-voz da universidade à BBC.
Segundo o porta-voz da UNSW, entretanto, as sugestões não são obrigatórias e a universidade não tem a intenção de determinar qual é a linguagem que pode ou não ser usada dentro do campus.
James Cook foi o navegador que declarou posse sobre a costa leste da atual Austrália em nome do Império Britânico, em 1770. Na época, existiam mais de 250 tribos nativas no local, cujo acesso à terra e cidadania foram negados durante a colonização da ilha.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
4FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

