Geral
Obama dá segunda chance a 61 condenados por drogas nos EUA

(Foto: REUTERS/Kevin Lamarque) Obama conversa com pessoas que estiveram presas e receberam comutações
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comutou nesta quarta-feira as sentenças de prisão de 61 infratores que cometeram crimes não violentos relacionados a drogas, e a Casa Branca disse que ele espera dar mais perdões e reduções de pena durante os seus últimos meses no cargo.
Obama tem pressionado por reformas no sistema criminal norte-americano para reduzir o número de pessoas servindo longas sentenças por crimes não violentos relacionados a drogas, uma área rara em que o presidente democrata tem atraído apoio de parlamentares republicanos.
“Não faz sentido que quem comete um crime não violento associado a drogas pegue 20 anos, 30 anos, em alguns casos prisão perpétua. Isso não está beneficiando ninguém”, afirmou Obama depois de almoço com diversas pessoas cujas sentenças haviam sido amenizadas.
Obama já comutou até agora 248 sentenças, o que, segundo a Casa Branca, é mais do que o feito pelos seis presidentes anteriores juntos. Mais de um terço dos beneficiados nesta quarta-feira cumpriam sentenças de prisão perpétua.
“Durante o restante do seu período no cargo, o presidente está comprometido a continuar com as clemências, além de fortalecer programas de reabilitação”, disse o consultor da Casa Branca Neil Eggleston, em comunicado.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma

