Geral
Planejamento participa de fórum nacional sobre pesquisa e estatística
Quebrando a tradição deste 1º de abril, dia popularmente conhecido como o da mentira, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), em busca da veracidade pelo conhecimento, representa o estado de Alagoas, por meio da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), em mais um evento nacional que visa promover a clareza através de diálogos entre órgãos brasileiros de planejamento, pesquisa e estatística.
Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o 4º Fórum de Presidentes e Gestores, organizado pela Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes), está reunindo representantes de todo o Brasil para desenvolver o aprimoramento e a disseminação dos métodos, aplicativos, bem como produtos informacionais e estudos socioeconômicos e geoambientais no país.
No evento, Alagoas está sendo representada pelo superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento, Thiago Ávila. Conforme o gestor, a Anipes auxiliou a Seplag consideravelmente no desenvolvimento de novos produtos e sistemas na área de dados e informações.
“Através de trabalhos realizados pela associação, foi possível trazer ao estado alagoano novas metodologias e produtos geoinformacionais. Um bom exemplo é a publicação ‘Alagoas em Mapas’, inspirada no projeto ‘Ceará em Mapas’ do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica (Ipece)”, lembrou Ávila.
Contribuição alagoana
Por outro lado, diversas afiliações da Anipes têm se beneficiado com os produtos desenvolvidos pelo setor de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag.
“O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), foi um dos órgãos beneficiados pelo trabalho alagoano. Baseando-se na produção denominada ‘Alagoas em Números’, o instituto maranhense desenvolveu o produto ‘Maranhão em Números’”, explicou Thiago Ávila.
Para o secretário do Planejamento em Alagoas, Christian Teixeira, essas trocas de experiências e produções trazem ganhos não apenas para o alagoano, como também para os demais estados brasileiros.
“Ser referência é bom, e ter como referência outros órgãos produtores de boas e necessárias informações é ainda melhor. Alagoas tem sido bem representada em eventos nacionais nas áreas da pesquisa, estatística”, reconheceu Teixeira.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º
-
4CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA
-
5FUTEBOL
Dono de 25% do United critica gestão passada do Manchester United e cita Antony e Casemiro


