Política

Fim da era tucana em Palmeira: James Ribeiro se filia ao PMDB de Renan Filho

05/04/2016
Fim da era tucana em Palmeira: James Ribeiro se filia ao PMDB de Renan Filho
NOVOS PEEMEDEBISTAS James Ribeiro aceitou convite de Renan Filho e comanda agora o PMDB de Palmeira dos Índios; Verônica Medeiros também se filia e mantém pré-candidatura

NOVOS PEEMEDEBISTAS James Ribeiro aceitou convite de Renan Filho e comanda agora o PMDB de Palmeira dos Índios; Verônica Medeiros também se filia e mantém pré-candidatura

Uma sexta-feira, 1º de abril que vai entrar na história política de Palmeira dos Índios. Com muitas surpresas e um troca-troca partidário constante em virtude do prazo eleitoral que determinava o sábado (2) para filiações, a classe política do terceiro maior município de Alagoas viveu clima de expectativa sobre as decisões, principalmente do grupo que está no poder, capitaneado pelo prefeito James Ribeiro, eleito duas vezes e que detém ainda prestígio eleitoral para definir o jogo que será disputado em outubro nas eleições municipais.

Filiado desde os 18 anos de idade ao PSDB, quando o pai, Helenildo Ribeiro recebeu das mãos de José Costa e Ivan Barros a legenda para disputar o mandato de deputado estadual em 1990, o atual prefeito permaneceu nas hostes tucanas até a sexta-feira passada (01) quando não resistiu a um apelo e convite do governador Renan Filho (PMDB) e do Senador Renan Calheiros para assinar a ficha de filiação do PMDB.

Mas para quem esperava uma decisão sobre o nome da preferência do prefeito palmeirense para a sexta-feira, enganou-se. James disse que o momento era apenas de definição partidária e era necessário exaurir todas as conversas com os integrantes de seu grupo para decidir quem vai sucedê-lo na prefeitura.

Até o início da noite não se sabia ainda da filiação de James, que em primeira mão, por telefone, informou à redação da TRIBUNA DO SERTÃO, sua filiação ao PMDB.

“Estava filiado ao PSDB desde os 18 anos, mas atendi um convite do governador Renan Filho (PMDB) e do senador Renan Calheiros, meus amigos de longas datas e resolvi ingressar no PMDB. É um momento muito feliz pra mim”.

Além de James Ribeiro, a médica pediatra Verônica Medeiros também ingressou no PMDB, deixando as hostes tucanas. Ela é uma das pré-candidatas do grupo de James Ribeiro.

Verônica tem se destacado na imprensa local com desenvoltura e possui apoios relevantes na esfera política estadual, além da simpatia do governador Renan Filho e do senador Renan Calheiros.

Outro nome que integra o PMDB é Antônio Fonseca, presidente do diretório local e que temamesma pretensão de Verônica: ser o escolhido do grupo.

Porém, informações dão conta de que o presidente do PMDB Antônio Fonseca teria saído do partido. A reportagem tentou entrar em contato para confirmar a notícia, mas não obteve sucesso.

Outro nome que tenta ser o candidato do grupo de situação é Rodrigo Gaia que também saiu do PSDB e migrou para o PR, do deputado Maurício Quintela.

Rodrigo Gaia, ex-vereador, de família com tradição política em Palmeira dos Índios, irmão do deputado estadual Val Gaia e filho do ex-Conselheirodo Tribunal de Contas Edival Gaia, agrega em seu entorno mais três legendas: o PTB (que agora está sob o comando de Luiz Eduardo Alberto em lugar de Junior Miranda), PSD (Geraldo Alencar é o presidente) e o DEM, presidido por Edival Gaia, pai.

Rodrigo alegou surpresa com a filiação de Verônica ao PMDB, mas explicou que a saída do PSDB foi acordada entre ele e a médica, e disse: “Estou junto do grupo. Além desses partidos temos o PSDB, o PMDB, o PDT (com a entrada de Gileninho Sampaio) e outros partidos que indicarão somente candidatos a vereador. Decidimos que uma pesquisa indicará o candidato do gupo e assim será feito”.

Em que pese não ter o nome ventilado pelos outros pré-candidatos, o secretário de Educação, Luiz Lobo, que também deseja ser prefeito de Palmeira, disse que tem até o dia 2 de junho para deixar o cargo, prazo exigido pelo Tribunal Superior Eleitoral, mas não anunciou a qual partido vai se filiar até o fechamento da edição. “Vou me filiar (2), mas não posso confirmar nada, ainda. São quatro meses para deixar o cargo, para quem vai se candidatar a prefeito. O nome mesmo do candidato só deve sair em julho, durante a convenção. Enquanto isso permaneço na Secretaria, ou até quando o prefeito James quiser”, afirmou.

PSDB não terá candidato majoritário após 24 anos

O PSDB, com a saída de James Ribeiro, cujo representante restante em Palmeira dos Índios é o deputado Edval Gaia Filho, o “partido dos tucanos”, o “45” não estará mais presente este ano na campanha majoritária.

Após 24 anos de embate e protagonismo eleitoral, sendo vitorioso em alguns pleitos e outros não, o PSDB de Teotonio Vilela estará fora do pleito de prefeito em Palmeira dos Índios, encerrando-se assim um ciclo político-eleitoral no município xucuru-kariri.

JULIO CÉSAR é dissidente do grupo governista e quer a oposição somando; conversa com Renan Calheiros pode gerar uma grande união por Palmeira dos Índios

JULIO CÉSAR é dissidente do grupo governista e quer a oposição somando; conversa com Renan Calheiros pode gerar uma grande união por Palmeira dos Índios

Senador conversa com oposição

O vereador Júlio Cézar afirmou que recebeu uma ligação telefônica do senador Renan Calheiros, na semana passada, quando foi ventilada a possibilidade de um encontro entre os dois na próxima vinda do senador a Alagoas.

Júlio Cézar evitou entrar em detalhes, mas disse que foi uma honra ser procurado pelo senador e destacou a importância do contato. Ele afirmou que os interesses de Palmeira dos Índios estão acima de qualquer diferença política ou partidária. “Eu defendo que a oposição tem que conversar com todas as forças que queiram ajudar. Quando eu recebi o telefonema, comuniquei a todo o grupo e a toda oposição que caminha conosco, dizendo que o senador quer conversar comigo. A minha resposta ao senador foi que estamos abertos ao diálogo e que Palmeira dos Índios precisa muito da bancada federal, dos senadores de Alagoas e principalmente do governador Renan Filho”, ressaltou.

Júlio Cézar disse, ainda, que comentou com Renan Calheiros que independente de quem seja o prefeito em janeiro de 2017, tem convicção de que o governador Renan Filho não faltará aos interesses dos palmeirenses. “Estamos aguardando que o senador agende a reunião,pois é muito importante conversar com todo mundo. Ele disse que quando chegar a Alagoas fará contato”, completou.

Deputado Francisco Tenório organiza grupo político e pode se candidatar em Palmeira dos Índios. Hoje, a cidade, já conta com mais de sete pré-candidatos a prefeito

Deputado Francisco Tenório organiza grupo político e pode se candidatar em Palmeira dos Índios. Hoje, a cidade, já conta com mais de sete pré-candidatos a prefeito

Outro nome que irá pra disputa em Palmeira dos Índios, com um grupo expressivo de candidatos a vereador é o do deputado Francisco Tenório, que se reuniu com lideranças políticas na última semana para tratar das eleições e possíveis alianças.

Chico Tenório ou Ricardo Vitório (ex-vice-prefeito) são também nomes que poderão disputar o pleito em outubro.

Mais pré-candidatos

A sucessão municipal em Palmeira dos Índios este ano será uma das mais acirradas e com um elevado número de possíveis candidatos. Até o momento são pré-candidatos: Adalberon Sá Júnior (PHS), Sheila Duarte (PT), Júlio Cezar (PSB), Chico Tenório (PMN), Veronica Medeiros (PMDB), Rodrigo Gaia (PR) e Luiz Lobo – em conversação com o vereador Márcio Henrique para se filiar ao (PPS).