Geral
Seplag assina termo de cooperação com Associação dos Municípios Alagoanos
O Estado precisa estar ao lado dos municípios para elevar a qualidade da gestão pública. Com essa ideia, o governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), assinou, nesta segunda-feira (04), o termo de cooperação técnica com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
A partir do convênio firmado, serão desenvolvidas técnicas que promoverão estratégias para a formação de capacidades em apoio à elaboração e gestão de Planos Plurianuais (PPA) e Orçamentos dos Municípios de Alagoas, com foco na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
O apoio técnico entre a Seplag e a AMA será realizado nas áreas de planejamento estratégico, gestão para resultados, planejamento governamental, orçamento, desenvolvimento territorial, legislação, treinamento, capacitação e demais procedimentos considerados necessários às ações de gestão pública.
O intuito da parceria é transferir tecnologia, difundir conhecimento técnico e promover o intercâmbio de boas práticas, em prol de metodologias que promovam o desenvolvimento do Estado e seus municípios.
Para o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Christian Teixeira, sem a colaboração do Estado, os municípios dificilmente cumprirão com eficácia suas ações em prol das regiões que formam Alagoas.
“Existe a necessidade premente do estabelecimento de uma parceria que realmente atenda às demandas das cidades alagoanas, com o intuito de termos um Estado articulador junto aos municípios, que fomente o avanço da qualidade de gestão e planejamento, contando com estrutura e capacidade técnica para seu pleno desenvolvimento”, frisa Christian.
Mapa político-administrativo de Alagoas
Aproveitando a ocasião, a Seplag apresentou o novo mapa político-administrativo de Alagoas aos representantes dos municípios. A equipe técnica da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc) da Seplag esteve no evento e explanou as novidades do documento.
O mapa apresenta a divisão político-administrativa de Alagoas, com seus 102 municípios, além de vilas e povoados. O documento destaca ainda a hidrografia com os principais rios, relevos, rodovias, ferrovias e diversas feições pertinentes à infraestrutura, hidrografia e geomorfologia de todo o Estado.
A atualização tem como base cartográfica de referência as Malhas Municipais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2013. O material foi baseado ainda em dados do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL).
Segundo o superintendente Thiago Ávila, o novo mapa político-administrativo de Alagoas é uma contribuição e um incentivo da Seplag ao conhecimento acerca do Estado, e será utilizado por vários setores da sociedade alagoana, desde as esferas política, gestora e empresarial, até as esferas acadêmicas e escolares. “É um excelente material didático que poderá, por exemplo, ser utilizado por professores e alunos nas escolas de Alagoas”, acredita Thiago Ávila.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º
-
4FUTEBOL
Dono de 25% do United critica gestão passada do Manchester United e cita Antony e Casemiro
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas



