Geral

População de Matriz é informada sobre riscos do uso de álcool e outras drogas

06/04/2016
População de Matriz é informada sobre riscos do uso de álcool e outras drogas
Trabalho da Seprev alerta sobre dependência química (Foto: Ascom Seprev)

Trabalho da Seprev alerta sobre dependência química (Foto: Ascom Seprev)

O uso de substâncias psicoativas para alterar as percepções, os sentimentos ou o comportamento é comum entre os jovens: estudos desenvolvidos em todo o mundo indicam que de 50% a 80% das crianças em idade escolar usam drogas lícitas ou ilícitas com propósitos recreacionais.

Para diminuir esta estatística alarmante, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) vem dando continuidade aos seus programas e levando ações para todas as partes de Alagoas. Nesta semana, a população do município de Matriz do Camaragibe, na região Norte do estado, é que está sendo beneficiada pelas ações dos Anjos da Paz e da Campanha de Controle de Bebidas Alcoólicas para Crianças e Adolescentes.

A ação, que foi iniciada nesta quarta-feira (6), já passou por diversas escolas municipais e por várias ruas e praças do município. O objetivo é divulgar os riscos causados pelo uso de substâncias químicas e a importância do acolhimento ao dependente químico que já se encontra em situação de vulnerabilidade.

Além disso, uma equipe da superintendência de Políticas sobre Drogas da Seprev está percorrendo as escolas e estabelecimentos comerciais visando conscientizar sobre a proibição da venda e da permissão do uso de bebidas alcoólicas por parte das crianças e adolescentes.

“Por enquanto estamos realizando um forte trabalho educacional, com o intuito de divulgar a lei que proíbe a venda, a entrega e a permissão da ingestão de bebidas alcoólicas. A prática é um crime muito grave e o responsável pode ser punido com até quatro anos de prisão”, explicou a gerente de Programas de Prevenção da Seprev, Samylla Gouveia.

Os Anjos da Paz e a Campanha de Controle de Bebidas Alcoólicas permanecem no município de Matriz do Camaragibe até esta quinta-feira (7), na busca de abranger o máximo de pessoas e ajudar no acolhimento dos dependentes químicos.