Política
Renan Calheiros diz que não é cartomante para prever impeachment

Presidente do Senado diz que fechamento de questão pelos partidos é forçação de barra. (Foto: Ailton Cruz/Agência Brasil)
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), criticou ontem (13) o fechamento de questão pelos partidos na questão do processo de impeachment da presidente Dilma Rouseff. Renan disse que fazer isso é uma “forçação de barra”. A declaração foi dada ao lado do novo presidente nacional do PMDB, senador Romero Jucá (RR). Os dois chegaram juntos ao Senado, depois de um almoço.
Perguntado sobre a pressão para encurtar os prazos no Senado, Renan disse que o impeachment tem o seu “tempo” e que não fará nada que desequilibre o processo.
Na prática, Renan é contra encurtar prazos.
— Até esse fechamento de questão nos partidos é uma forçação de barra, porque o que vamos ter é um julgamento do impeachment, que, mais do que uma questão partidária, é, sobretudo, uma questão de consciência — disse Renan.
Renan mostrou certa irritação ao ser questionado repetidas vezes sobre o rito do processo no Senado, caso ele seja aprovado na Câmara no próximo domingo.
— Não sou cartomante ou quiromante pra fazer previsões. Mas, aconteça o que acontecer, vamos agir sempre da mesma forma: em defesa do equilibro. Não vai o Senado ter um presidente que vai desequilibrar o processo — disse Renan.
Ele reiterou que terá equilíbrio na condução do processo.
— O impedimento também tem o seu tempo. É importante que se observem os prazos e que se seja isento. Se o presidente da Casa não for isento, não guardar a independência e a responsabilidade que deve ter no cargo, ele acabará desequilibrando o processo. E esse não é o meu propósito — disse Renan.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3FUTEBOL
Rodrygo faz 'gol relâmpago' e Real Madrid larga à frente do Atlético nas oitavas de final
-
4FUTEBOL
Emiliano Díaz indica acerto do Corinthians com lateral Fabrizio Angileri, ex-River Plate
-
5GUERRA
Assessor de Zelensky diz que 'mais drones' ainda vão atingir a Rússia; veja mapa com total de ataques ao território russo em 2023


