Geral

Emater presta assistência técnica a indígenas do Baixo S. Francisco

11/05/2016
Emater presta assistência técnica a indígenas do Baixo S. Francisco
Gerente da Emater André Bruno Guimarães com Cacique Juarez, em plena execução do programa de Assistência Técnica e Extensão Rural aos povos indígenas alagoanos (Ascom)

Gerente da Emater André Bruno Guimarães com Cacique Juarez, em plena execução do programa de Assistência Técnica e Extensão Rural aos povos indígenas alagoanos
(Ascom)

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL) tem intensificado políticas públicas no sentido de fortificar ações pontuais do programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) aos povos indígenas alagoanos.

Uma das ações foi executada pelo gerente André Bruno Guimarães na região do Baixo São Francisco, ao visitar na terça-feira (11) as aldeias Karapotó Plak-ô e Karapotó Terra Nova, em São Sebastião, onde foi recebido pelo Cacique Juarez e Cacica Rosineide, respectivamente.

Segundo Guimarães, as ações pontuais de ATER tem o intuito de intensificar as ações para um trabalho contínuo.

“Nós vamos levar orientação técnica semanalmente, de forma com que esse isso ganhe corpo, com início meio e fim. Estamos levantando todas as demandas e com a chegada dos técnicos queremos contribuir de forma significativa com a melhoria na vida dessas comunidades”, afirmou Guimarães.

Ainda de acordo com o gerente, dois técnicos da Emater no Baixo São Francisco são indígenas e farão um trabalho voltado a esse público nas três aldeias localizadas na região. Na próxima semana, o gerente visitará a terceira aldeia, a Kariri Xocó, em Porto Real do Colégio.

Recentemente, a Emater-AL esteve reunida com representações indígenas de Alagoas para estudo e avaliação de um plano estadual de ATER indígena, cujo objetivo é levantar demandas.

Gerente da Emater André Bruno Guimarães com Cacique Juarez, em plena execução do programa de Assistência Técnica e Extensão Rural aos povos indígenas alagoanos.