Cidades
Penedo está fora da zona de risco para Aeds Aegypti aponta levantamento
O Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aeds Aegypti (LIRA), que está sendo realizado em todo o país, apontou que o município de Penedo está fora da lista das cidades em situação de risco de surto da doença. Isso significa dizer que, o índice de infestação da doença apresentado pelo município de 1,23% está próximo aos parâmetros de normalidade e longe do índice considerado epidêmico de 3,9%. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde de Penedo.
De acordo com o coordenador de Endemias de Penedo, Pedro Caetano de Melo, foram realizados trabalhos de prevenção nos diversos bairros do município, levando informações para a população e também, realizando vistorias e aplicação de larvicida, produto utilizado para matar os focos do mosquito Aeds Aegypti.
“Através da visita domiciliar, orientamos as pessoas sobre a prevenção, como armazenar água e também a maneira correta de realizar a limpeza dos depósitos utilizados para esse fim. Pois, com a prevenção, o mosquito não tem como depositar seus ovos, evitando assim a ocorrência de focos”, explicou o coordenador.
De acordo com o LIRA 2015, 199 municípios apresentaram índice referente ao risco de surto da doença, equivalendo-se a 3,9 dos domicílios vistoriados nesses municípios. O índice é utilizado para identificar a predominância de focos e classificar a situação de cada município.
Pedro Caetano de Melo também informou que quase totalidade dos focos do mosquito causador da Dengue, Chikungunha e Zica vírus foram encontradas em reservatórios de água nos domicílios visitados.
“Acontece que quando analisamos os focos do mosquito Aeds aegypti, 80% são encontrados em depósitos de água; lavanderias, toneis e tanques. Estamos entrando no inverno, período com muitos depósitos de água provenientes da chuva. Por isso é importante a conscientização das pessoas, pois a situação de Penedo é confortável, mas não podemos abrir a guarda”.
O coordenador orienta também que as pessoas não joguem lixo em locais proibidos, pois todos os objetos descartados de forma incorreta viram possíveis focos do Aeds Aegypti.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
3BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
4CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
5MACEIÓ
Saúde da Gente leva atendimentos ao Petrópolis nesta segunda-feira (7)


