Geral

TCE se reúne com Itec sobre uso de ferramentas de Business Intelligence

17/05/2016
TCE se reúne com Itec sobre uso de ferramentas de Business Intelligence
Ferramenta fortalece laços entre Estado e Tribunal de Contas (Foto: Suyane Meneses)

Ferramenta fortalece laços entre Estado e Tribunal de Contas (Foto: Suyane Meneses)

Servidores do Tribunal de Contas do Estado e a equipe responsável pelo Siafem (Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios) reuniram-se, nesta terça-feira, 17, no prédio do Instituto de Tecnologia do Estado de Alagoas (Itec), para formalizar uma parceria de uso de ferramentas que facilitam a fiscalização da Corte de Contas de Alagoas.

Em primeiro momento, a parceria possibilita melhor controle, permitindo assim economicidade de gastos, otimização de trabalhos e maior integração entre os órgãos e secretarias.

A equipe responsável pelo Siafem explicou o uso das ferramentas de BI (Business Intelligence – inteligência de negócios – auxilia as organizações na tomada de decisões inteligentes) utilizadas hoje pelo Governo do Estado, como o programa Pentaho, o Módulo Extrator e o próprio Siafem. Com essa tecnologia, TCE/AL pretende conseguir dados de maneira mais analítica, extraindo destes o máximo de informação útil possível.

“O objetivo da reunião é compartilharmos algumas ferramentas que foram desenvolvidas pelo Siafem para o Tribunal de Contas do Estado e conseguir com isso atender as necessidades de fiscalização de controle do Tribunal” explicou Marcos Bandeira, assessor técnico da Sefaz, um dos responsáveis pelo Sistema no Itec.

Para o diretor do TCE/AL, o compartilhamento de conhecimento e uso das ferramentas será importante para a unificação na utilização de recursos tecnológicos pelos órgãos do governo que possam oferecer serviços de mais qualidade para a sociedade.

“O Itec nos cederá um técnico para capacitar a equipe do TCE/AL na área de T.I. nas ferramentas do Estado. Além disso, será a oportunidade da troca de ideias com o tribunal de como gerar ferramentas que possam oferecer a sociedade, no caso aos órgãos, para que se utilize uma ferramenta de gestão unificada, evitando assim custos desnecessários com a compra de sistemas diferentes por cada um deles”, frisou Kerchenn Elteque, diretor de Tecnologia e Informática do Tribunal de Contas de Alagoas.

Ele completa dizendo que “a ferramenta que o Estado está oferecendo, então é uma parceria que só vem fortalecer ainda mais a gestão de tecnologia do Estado”.

Para o presidente do Itec, Luciano dos Santos, é importante ressaltar também a integração entre os órgãos, que agirão numa mão dupla de cooperação, com o objetivo de melhorar o atendimento à sociedade.

“O Itec está atendendo à solicitação do TCE no sentido de otimizar as relações institucionais. Esta integração, com certeza, será melhor para todos” ressaltou Luciano dos Santos.

Após esta reunião de apresentação das ferramentas, a equipe do TCE se reunirá com os técnicos do Siafem para conhecimento e aprendizado do uso das tecnologias.