Política

Renan convence Temer a recriar o MINC

18/05/2016
Renan convence Temer a recriar o MINC
(Foto: brasil247.com)

(Foto: brasil247.com)

Depois das várias manifestações contrárias, ocupações de prédios e sucessivos não de mulheres convidadas a assumir uma Secretaria Nacional da Cultura, o presidente interino Michel Temer voltou atrás e decidiu recriar o Ministério da Cultura (MinC); martelo foi batido durante reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB); Renan argumentou que não só a crise e o desgaste desnecessário causados pela extinção da pasta, como também o fato de que o Ministério da Cultura foi criado pelo PMDB, no governo de José Sarney; segundo o jornalista Talles Faria, do blog Os Divergentes, ocupante do cargo será homem, o atual diretor do Memorial da América Latina, de São Paulo, cineasta João Batista de Andrade, foi indicado pelo presidente do PPS, Roberto Freire

O presidente interino Michel Temer voltou atrás e decidiu recriar o Ministério da Cultura (MinC). Depois das várias manifestações contrárias, ocupações de prédios e sucessivos não de mulheres convidadas a assumir uma Secretaria Nacional da Cultura, o presidente foi convencido desistir da ideia pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB).

Segundo o jornalista Talles Faria, do blog Os Divergentes, Renan argumentou que o presidente não precisa fazer nada para recriar o Ministério. Isso poderá ser feito pelo Congresso, direto na votação da própria Medida Provisória de reestruturação do primeiro escalão, que Temer editou ao assumir o governo. Renan lembrou Temer também que não só a crise e o desgaste desnecessário causados pela extinção da pasta, como também o fato de que o Ministério da Cultura foi criado pelo PMDB, no governo de José Sarney.

O cineasta João Batista de Andrade, atual diretor do Memorial da América Latina, de São Paulo, deverá ser confirmado como ministro. Ele foi indicado pelo presidente do PPS, Roberto Freire.