Geral

Junta Comercial do Estado tem aprovação de 93% dos clientes, aponta pesquisa

19/05/2016
Junta Comercial do Estado tem aprovação de 93% dos clientes, aponta pesquisa
Pesquisa recente realizada com clientes revelou avaliação positiva dos serviços ofertados pela Juceal    (Ascom)

Pesquisa recente realizada com clientes revelou avaliação positiva dos serviços ofertados pela Juceal
(Ascom)

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) realizou, nos dias 11, 12 e 16 de maio, uma pesquisa de qualidade com cerca de 70 clientes que foram atendidos na sede do órgão alagoano de registro. O intuito da avaliação é diagnosticar possíveis falhas e desenvolver melhorias nos serviços da Juceal.

Dos 70 clientes que responderam a pesquisa de satisfação, 58 eram naturais da capital do Estado e 12, do interior. Perguntados sobre os serviços realizados na Junta Comercial, 59% dos clientes responderam que estiveram no órgão para protocolar processos empresariais; para 22% deles, foi necessário o comparecimento para retirada de processos em exigência; e 19% deles para os serviços referentes aos livros contábeis.

Analisando o grau de satisfação do cliente para com os serviços, 80% dos clientes consideraram que a Juceal atende as expectativas, 13% demonstraram satisfação acima das expectativas e apenas 7% consideraram abaixo. Entre os pontos apontados a serem melhorados estavam o estacionamento, a disponibilização de mais unidades da Juceal Express e um melhor esclarecimento de exigência nas análises das prefeituras – serviço de competência dos municípios e mensurado pela Junta Comercial.

A pesquisa incluiu também o grau de satisfação em relação a nível de atendimento, cumprimento de prazos e localização da Juceal. Dentre esses itens, 80% dos clientes avaliaram como excelente ou muito bom, enquanto 20% deles avaliaram como razoável ou ruim.

Um dos entrevistados na pesquisa de qualidade foi o contador José Maria, que afirmou ser notável o desempenho positivo da Juceal com o passar dos anos. “Depois da reforma e dos novos procedimentos, a Junta melhorou bastante, principalmente em termos de prazos. Em relação a todos os órgãos públicos, em minha opinião, a Junta atua com excelência”, ressaltou. O órgão alagoano tem um dos menores prazos do país para saída de processos, realizada em até 48h.

Para o assessor de qualidade da Juceal, Kleber Pereira, os números seguem gratificantes para o órgão. “Nos dias em que realizamos a pesquisa, houve uma interrupção do atendimento devido a um pequeno problema com o sistema da Receita Federal, e mesmo assim conseguimos 93% de pessoas satisfeitas e muito satisfeitas. Isso é algo que diferencia a Juceal de muitas empresas, inclusive das privadas. Somos um órgão público e a nossa média de satisfação com os clientes está excelente”, salientou.

Esta foi a segunda pesquisa realizada no ano. A primeira avaliação foi feita em janeiro, entrevistando 50 clientes que compareceram ao órgão.