Geral

Emater capacita técnicos em diferentes segmentos de atuação no campo

19/05/2016
Emater capacita técnicos em diferentes segmentos de atuação no campo
Capacitações auxiliam os trabalhos no cotidiano com o homem do campo  (Ascom/Emater)

Capacitações auxiliam os trabalhos no cotidiano com o homem do campo
(Ascom/Emater)

Para aperfeiçoar os conhecimentos sobre a área rural e oferecer um tratamento de excelência ao homem do campo alagoano, técnicos do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL) participaram durante os meses de abril e maio de sete cursos de capacitação, oferecidos pelo Centro Xingó em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).

Participaram dos cursos profissionais que estão atuando como técnicos da Emater-AL nas áreas de agronomia, zootecnia, medicina veterinária, assistência social e técnicos agrícola e em agropecuária. Eles receberam capacitações em silagem e fenação, inovação e tecnologia social, implantação e manutenção de quintais produtivos, produção e manejo de sorgo, plantas forrageiras e alimentação animal, reprodução e manejo de ovinocaprinocultura, produção e manejo de palma forrageira.

Para a técnica da Emater-AL e assistente social, Fernanda Karla Eleutério, as capacitações vão auxiliar os trabalhos no cotidiano com o homem do campo. “Foi muito bom pela troca de experiências, acredito que tanto as questões teóricas quanto práticas vão contribuir muito pra gente que vai estar no campo. Apesar de não ser agrônoma, nem técnica da área, tenho certeza de que entender como funciona vai ajudar a trabalhar também com as questões sociais, que é muito necessária para a população rural”, afirmou Fernanda Eleutério.

Para ela, que participou do curso de implantação e manutenção de quintais produtivos, a troca de experiências com agricultores e outros profissionais foi um dos pontos mais importantes das capacitações. “É importante conhecer a realidade do povo do sertão que, mesmo com a escassez de água consegue fazer um Oasis com canteiros de verdura como cebola, coentro e alface, no meio da Caatinga. Nós visitamos dois agricultores do bairro do Piau, em Piranhas, e pudemos entender o quanto é importante o desenvolvimento dessas atividades para eles e a importância da assistência técnica”.

A superintendente de operações técnicas da Emater-AL, Rita de Cássia Ferreira Lima, destaca que os profissionais da Emater, ainda irão participar da capacitação oferecidas pelo próprio Instituto e que vai tratar de temas específicos como as chamadas públicas desenvolvidas pela Emater e também de temas recorrentes ao profissional do campo.

“Essas capacitações oferecidas pelo Centro Xingó em parceria com a Seagri são muito importantes e trazem um conhecimento e uma vivência maior para os técnicos, principalmente os que estão tendo uma primeira oportunidade de atuar na área através da Emater-AL, mas nós como já havia sido programado também iremos realizar nossas capacitações, só que mais direcionadas e específicas”, concluiu a superintendente.

O último curso, de produção e manejo de palma forrageira, encerra-se nesta quinta-feira, 19, e teve participação de 15 técnicos da Emater-AL.