Geral

Facebook e Microsoft se unem pelo cabo submarino mais rápido da história

27/05/2016
Facebook e Microsoft se unem pelo cabo submarino mais rápido da história
(© Fornecido por Gizmodo)

(© Fornecido por Gizmodo)

Investir em cabos submarinos de internet tem sido uma grande parte da estratégia para gigantes de tecnologia nos últimos anos. Agora, a Microsoft e o Facebook estão se unindo para um cabo monstruoso: 6.600 km que podem transportar 160 terabits (20 TB) por segundo, tornando-o o cabo de maior capacidade na Terra. O MAREA começa a ser instalado ainda este ano.

A Microsoft anunciou no ano passado que precisaria de um cabo desses para ajudar a canalizar o crescente fluxo de dados na nuvem de seus clientes. A parceria com o Facebook faz sentido: a rede social tem desafios semelhantes de dados, e pode ajudar a pagar parte dos custos deste projeto.

O cabo também ajuda a enfrentar um dos maiores desafios com esses tipos de projetos de infraestrutura de internet. A maioria dos cabos transatlânticos que atualmente servem os EUA desembarcam em Nova York e Nova Jersey. Se algum desastre afetasse a região – ataque nuclear, terremoto, até uma âncora de navio (sério) – isto poderia causar problemas na internet também.

A necessidade de se diversificar geograficamente é uma das razões pelas quais o cabo MAREA vai partir de Virginia Beach, chegando até Bilbao (Espanha). Talvez por isso, a Microsoft também está investindo em um cabo submarino para atravessar o Oceano Pacífico, e conectar os EUA à Ásia.