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Projeto de Lei que prevê valorização de diretores escolares é aprovado

O anúncio da valorização dos gestores foi feito em janeiro de 2016, pelo governador Renan Filho (Foto: Valdir Rocha)
A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou o Projeto de Lei que valoriza as funções especiais dos gestores escolares, geral e adjunto. A votação realizada na última quarta-feira (25) marca mais um avanço do governo no caminho da nova Educação, por uma nova Alagoas.
Além das funções de diretor escolar e de gestor de unidade de ensino serem redenominadas, foi criada ainda a função de articulador de ensino. Os valores das gratificações variam de R$ 633,00 a R$ 1.898,00. As funções especiais criadas e reajustadas serão desempenhadas por servidores efetivos e pagas com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
“O projeto é um reconhecimento justo e que valoriza os gestores, implicando em mais qualidade nos resultados esperados na Educação. O gestor precisa ter condições de se dedicar exclusivamente à sua escola de forma que a gestão atenda às necessidades da comunidade”, avalia o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.
O anúncio da valorização dos gestores foi feito em janeiro de 2016, pelo governador Renan Filho, durante a posse dos diretores eleitos. No início de março, o PL foi enviado à Casa de Tavares Bastos pela Secretaria de Estado da Educação. E o resultado da votação dos deputados causou extrema comoção na comunidade escolar. “Agradecemos o empenho do secretário Luciano Barbosa pelo empenho e reconhecimento do trabalho dos nossos diretores”, diz a gerente regional de União dos Palmares, Elizabete Melo.
Articulador de ensino – De acordo com a secretária-executiva da Educação, Laura Souza, a nova função de articulador de ensino atenderá toda a rede estadual na promoção do estreitamento da relação entre unidades escolares e a Seduc.
“Sentimos a necessidade de ter em cada escola um profissional capaz de articular os projetos executados pelos professores, com uma visão macro do projeto político- pedagógico da escola e das diretrizes da Secretaria de Estado da Educação. Nosso propósito é a formação integral do aluno em todas as dimensões, intelectual, cultural, emocional, física e social. Acreditamos que articulador de ensino, trabalhando junto aos coordenadores pedagógicos, promoverá esse trabalho interdimensional”, explicou a secretária-executiva.
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