Geral

Perito Gerson Odilon é eleito presidente da Associação Brasileira de Medicina Legal

27/05/2016
Perito Gerson Odilon é eleito presidente da Associação Brasileira de Medicina Legal
Solenidade de posse será às 19h30, no hotel Maceió Atlantic (Foto: Ascom/Perícia Oficial)

Solenidade de posse será às 19h30, no hotel Maceió Atlantic (Foto: Ascom/Perícia Oficial)

O perito médico-legista Gerson Odilon tomará posse na noite desta sexta-feira (27), como novo presidente da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Forenses em Alagoas. O evento acontecerá às 19h30, durante abertura do workshop de Perícias Forenses no hotel Maceió Atlantic.

Atuando no Instituto de Medicina Legal de Maceió e professor universitário, Gerson Odilon explicou que a entidade, recém-criada no Estado, tem várias finalidades, entre elas, o estudo e incremento de pesquisas relativas à medicina legal e perícias médicas.

A associação pretende ainda proporcionar a formação de especialistas para atuar na área junto às justiças cível, criminal, trabalhista, previdenciária, administrativa, securitária e ética, bem como em outras áreas da atividade médico-legal e perícias médicas.

“Fizemos um levantamento e percebemos que existe uma demanda grande em perícias cíveis e federais. Com a criação da associação em Alagoas, pretendemos fornecer ao Judiciário alagoano, um grupo de peritos especialistas para atender essa demanda”, disse o médico-legista, que será um dos palestrantes do workshop, falando sobre a contribuição da medicina legal na persecução penal nos crimes contra a vida.

Outros profissionais do IML de Maceió também participarão do workshop, que marcará a abertura da associação no Estado. O odontolegista João Alfredo Tenório falará sobre perícia odontológica. Já o médico-legista Luís Carlos Buarque de Gusmão fará uma palestra sobre perícia tanatológica, e a médica-legista Plúvia Cristalina levará para os participantes do evento o assunto perícia psiquiátrica.

Entre os palestrantes de outros estados, o destaque será o professor da Universidade Federal da Paraíba, Genival Veloso de França, de 80 anos de idade, considerado uma das sumidades na área de medicina legal. Autor de vários livros, ele falará sobre a medicina legal e o novo Código Penal proposto.

A vice-presidência da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Forenses em Alagoasserá assumida pelo perito previdenciário Irapuan Barros.