Geral

No Dia Mundial sem Tabaco, Hospital Portugal Ramalho apresenta redução no número de fumantes

31/05/2016
No Dia Mundial sem Tabaco, Hospital Portugal Ramalho apresenta redução no número de fumantes
Objetivo final é cessar o uso de cigarro no hospital ou qualquer modalidade do uso de tabaco  (Olival Santos)

Objetivo final é cessar o uso de cigarro no hospital ou qualquer modalidade do uso de tabaco
(Olival Santos)

No Dia Mundial sem Tabaco, lembrado nesta terça-feira (31), a Comissão de Controle do Tabagismo do Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR) promoveu uma roda de conversa. A iniciativa buscou avaliar as atividades em prol do combate ao tabagismo, tanto para os funcionários do hospital como para os pacientes.

Segundo a coordenadora estadual do Programa de Combate ao Tabagismo, Vetrúcia Teixeira, é desafiador atuar na área de Saúde Mental. “É importante entender a necessidade de parar de fumar e o apoio da gestão para essa finalidade é fundamental”, ressaltou ela.

“Colocamos o assunto em discussão porque é um problema que enfrentamos pela população que trabalhamos e também pela cultura do cigarro associada ao hospital psiquiátrico”, informou o presidente da Comissão de Controle do Tabagismo do HEPR, o psicólogo Edilson de Moura.

O psicólogo esclareceu que a princípio a meta é minimizar. Depois, o objetivo final é cessar o uso de cigarro no hospital ou qualquer modalidade do uso de tabaco. “Iniciamos com o levantamento do número de funcionários que fumam – que são referência para os pacientes – e o segundo grupo são os próprios pacientes”, pontuou o psicólogo.

A preocupação surgiu há dois anos, quando foi formada a Comissão, e agora a meta é ampliar os serviços para toda a comunidade. Nesse período, dos funcionários que se dispuseram a participar do programa, houve uma redução próxima de 30%. Quanto aos usuários do SUS, também se alcançou ao objetivo inicialmente traçado.