Geral
Defesa Civil participa da campanha Zika Zero por meio de jogo educativo

Jogo consiste em um grande totem onde os cidadãos podem matar as larvas do mosquito e telas onde as crianças podem ajudar na limpeza de vasos de plantas (Foto: Ascom/Defesa Civil)
Desde o início da epidemia de dengue, zika e chikungunya, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de Alagoas (Cedec-AL) está envolvida nas operações de combate, com visitas, palestras, entre outras importantes ações. Entre elas, está o jogo Zika Zero, que chegou a Maceió nessa terça-feira (31), e segue até esta quarta-feira, no calçadão do centro da cidade, sendo coordenado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Cedec.
O jogo consiste em um grande totem onde os cidadãos podem matar as larvas do mosquito e telas onde as crianças podem ajudar na limpeza de vasos de plantas, local onde costumam ser encontradas larvas do Aedes. Durante a disponibilização da atividade lúdica, agentes de Defesa Civil e de Saúde distribuem panfletos da campanha Zika Zero e repassam informações importantes à população.
Daiane Cardoso, 19 anos, jogou no grande aquaplay e disse que ações como essa reforçam a importância do cuidado com a proliferação do mosquito. “Achei muito legal essa forma divertida de tratar um problema tão sério que estamos vivendo. Através das informações vou ter ainda mais atenção”, ressaltou a estudante.
O jogo está percorrendo todas as capitais do Nordeste desde o dia 23 de maio, como parte das ações da campanha do Ministério da Saúde. Segundo Major Moisés Melo, coordenador estadual de defesa civil, a Cedec-AL tem atuado como órgão mediador no Estado, sendo gestor da sala de coordenação e controle, que envolve diversos órgãos federais, estaduais e municipais, que por meio de videoconferências semanais discutem atividades a serem realizadas e compartilham experiências.
Ainda segundo o major, todos os dias, militares do Exército Brasileiro (EB) realizam visitas a residências e as ações aos sábados serão retomadas, com cerca de duzentos militares do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e do EB.
“Já realizamos ações em todos os 102 municípios alagoanos, através de conscientização e propagação da cultura de prevenção junto às comunidades e aos gestores municipais”, explicou o coordenador, enfatizando a importância da integração que está havendo entre os órgãos envolvidos na campanha.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
3FUTEBOL
Ídolo no Inter e com passagens por Santos, seleção e Japão, Leandro Damião dá adeus ao futebol
-
4CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
5CÂMARA
Comissão externa debate atual situação de saúde no território Yanomami


