Artigos
100 anos da Diocese de Penedo
A Diocese de Penedo foi criada no dia 03 de abril de 1916, através da Bula “Catholicae Ecclesiae Cura” do Papa Bento XV. O primeiro bispo tomou posse no ano de 1918.
Eis alguns informes respeitantes aos bispos da Diocese em foco.
As fotos dos bispos que dirigiram a Diocese encontram-se na sacristia da Catedral Diocesana. Através da Bula“Catholicae Ecclesiae Cura” do Papa Bento XV foi criada a Diocese de Penedo, desmembrada da então Diocese de Alagoas.
Eis os nomes dos Bispos que por lá passaram. Dom Jonas de Araújo Batinga; Dom Fernando Gomes dos Santos; Dom Frei Felício da Cunha Vasconcellos; Dom José Terceiro de Sousa; Dom Constantino José Lüers, OFM. O bispo atual é Dom Valério Breda, SDB.
Dom Jonas esteve na Diocese desde a sua posse no ano de 1918 até seu falecimento em 30 de julho de 1940. Musicista de expressivo valor, conforme escreveu o professor Ernaní Méro. Tinha o aludido bispo um tratamento especial com as crianças. Gostava de celebrar a chamada Missa da Primeira Comunhão. Às vezes chegava a chorar quando se dirigia às queridas criancinhas.
Dom Fernando Gomes, o 2º bispo de Penedo, esteve na Diocese de 19 de maio de 1943 até 25 de janeiro de 1949, quando foi dirigir a Diocese de Aracaju (Sergipe). Grande orador sacro e grande incentivador da Ação Católica. Não se pode olvidar a fundação do Colégio Diocesano.
Dom Felício, 3º bispo da Diocese de Penedo, tomou posse, em Penedo, no dia 15 de agosto de 1949. Saiu de Penedo no dia 27 de maio de 1957, indo para Florianópolis como coadjutor da Arquidiocese. Na sua permanência em Penedo, dentre outras atividades, fundou o Seminário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, sendo ele o primeiro reitor. Incentivou a Semana Ruralista. Organizou a Semana Eucarística em preparação para o Congresso Eucarístico Nacional. Observando que Arapiraca vinha se desenvolvendo muito, fundou lá o Colégio São Francisco.
Dom José Terceiro de Souza, o 4º bispo de Penedo. Chegou a Penedo no dia 19 de março de 1958. Teve ele o ensejo de organizar, com seus padres, as celebrações alusivas ao jubileu de ouro da Diocese, no ano de 1966. Em 1975 voltou ao Ceará, seu estado Natal.
Surge agora a figura de Dom Constantino José Lüers, o 5º bispo de Penedo. A sua posse ocorreu no dia 16 de abril de 1976. Não se pode negar que ele teve grande preocupação com os mais pobres. Ou, como disse o já citado professor Ernani Méro, com os excluídos.
Com a saúde abalada, renunciou à Diocese, permanecendo nela até a morte. Dois bispos faleceram em Penedo: Dom Jonas Batinga e D. Constantino. Os corpos de ambos foram sepultados na Catedral Diocesana.
O 6º e atual bispo da Diocese de Penedo é D. Valério Breda, SDB. Dentre outras atividades, tem grande preocupação com a formação dos futuros padres.
Conforme grande orador sacro, Penedo é de pedra, mas tem o coração de ouro.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas