Geral
Na Suíça, pessoas poderão receber salário sem trabalhar
Os suíços poderão votar, no próximo domingo (5), uma medida de iniciativa popular, criada por um grupo que não está relacionado a partido político, que pretende instaurar o que eles chamam de Renda Básica Incondicional: a possibilidade de receber uma renda de 2.500 francos suíços, mesmo sem trabalhar.
A iniciativa propõe que cada suíço ou cada estrangeiro, residente há pelo menos cinco anos, deve receber do Estado um subsídio mensal que equivale a 9.000 reais, ainda que a pessoa em questão não trabalhe.
“É um sonho que existe há tempos, mas que se tornou indispensável devido ao desemprego provocado pela crescente automatização”, explicou à agência de notícias AFP um dos líderes da iniciativa, Ralph Kundig.
Contrariando expectativas, o ministro suíço do Interior, Alain Berset, considera a medida utópica.
“É um sonho antigo, um pouco marxista. São muitos sentimentos bons irrefutáveis, mas sem nenhuma reflexão econômica”, observou o diretor do Centro Internacional de Estudos Monetários e Bancários de Genebra, Chrles Wyplosz, que comentou à AFP que, se a relação entre a remuneração e o trabalho acabar, “as pessoas farão menos”.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º
-
4CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA
-
5FUTEBOL
Dono de 25% do United critica gestão passada do Manchester United e cita Antony e Casemiro



