Geral

Batalhão Ambiental comemora 27 anos em defesa ao meio ambiente

07/06/2016
Batalhão Ambiental comemora 27 anos em defesa ao meio ambiente
Ato foi marcado pela soltura de diversos pássaros silvestres (Foto: Ascom/Agência Alagoas)

Ato foi marcado pela soltura de diversos pássaros silvestres (Foto: Ascom/Agência Alagoas)

O Batalhão de Polícia Ambiental realizou uma programação especial na manhã desta segunda-feira (6), para comemorar o aniversário de 27 anos da corporação. A solenidade, realizada na sede do BPA, localizada na Área de Preservação Ambiental do Catolé, no Clima Bom, contou com soltura de pássaros, queima de redes de pesca predatória, plantio de mudas e a entrega de duas motos aquáticas, um motor de popa para embarcação e um reboque. Os equipamentos serão utilizados para otimizar o patrulhamento do pelotão aquático do batalhão.

O comandante do BPA, tenente-coronel Ascânio Casado, ressaltou as principais ações da unidade em 2016. “Desde janeiro deste ano, resgatamos mais de 5.500 animais silvestres e apreendemos quase 25 mil metros de redes de pesca predatória, 15 mil petrechos de pesca proibidos, nove armas de fogo, mais de 2,5 toneladas de carvão vegetal, 159 m³ de madeira, além de outras toneladas de materiais irregulares. Foi muito esforço empreendido pelos nossos policiais para chegar até esse resultado”, afirmou o comandante do BPA.

Ascom/PM

Policiais militares destaques na área operacional e administrativa da unidade, bem como outros que ingressaram recentemente na reserva remunerada foram homenageados com a entrega de certificados. Também foram agraciados parceiros, como o promotor do Meio Ambiente do Ministério Público, Alberto Fonseca; a promotora de Justiça, Lavínia Fragoso; o comandante da Agência Fluvial de Penedo, capitão-tenente da Marinha do Brasil, Rafael Velasques, e o diretor do S.O.S. Selvagens e professor Isaac Manoel Barros.

Presente à solenidade, o comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio, destacou a importância do Batalhão Ambiental no cenário da Segurança Pública em Alagoas. “Temos aqui uma tropa diferenciada, com uma missão específica de defender o meio ambiente, o que faz com louvor, sem deixar de apoiar o policiamento geral, auxiliando nas ações ostensivas desenvolvidas pela corporação”, frisou o comandante.

Denúncias

O Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar de Alagoas é responsável pelo policiamento em todo o Estado. Denúncias de crimes ambientais, em qualquer município, poderão ser formuladas pelos telefones 3315-4325, sede do BPA; 181 da Secretaria de Defesa Social ou através do site da Polícia Militar de Alagoas www.pm.al.gov.br.