Geral
Procon-AL orienta sobre a importância do consumo consciente

Porposta do Procon é promover atitudes que evitem o desperdício ou gastos desnecessários (Foto: Ilustração)
Como parte das atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesse domingo (5), a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-AL) faz uma série de orientações que visam o consumo consciente. O objetivo é evitar impactos negativos tanto para quem compra quanto para a sustentabilidade da sociedade em geral.
Para tanto, a superintendente do órgão, Flávia Cavalcante, prioriza o consumo responsável e incentiva esse tipo de ação. “Procuramos sempre incentivar e aos consumidores e aos nossos funcionários a importância do consumo responsável. Nós, consumidores, podemos optar pela adoção de atitudes que evitem o desperdício ou o gasto desnecessário de um material”.
A contribuição está em diversas ações e atitudes, como o uso de embalagens recicláveis, o reuso de uma garrafa para virar um castiçal, uma carona solidária, ou no uso das ciclovias. Devemos ainda preferir produtos socialmente justos, economicamente viáveis e ecologicamente corretos.
De acordo com o diretor do Procon/AL, João Neto, o consumidor pode, por meio de suas escolhas, maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos dos seus atos de consumo, contribuindo para a construção de um mundo melhor. Em outras palavras, consumir com consciência de seu impacto nas questões voltadas para sustentabilidade.
“Ações como economizar papel, comprar somente o necessário, evitar as mercadorias com muitas embalagens, dar preferência ao refil de um produto, evitar o desperdício de alimentos e outros produtos, economizar água, levar sua própria sacola ao fazer compras, são boas formas de consumir de maneira responsável”, afirma.
Além de conscientizar os consumidores, a superintendente do órgão destaca a importância da conscientização e qualificação de seus funcionários. “Um dos meus objetivos à frente do órgão é sensibilizar e conscientizar os servidores para a importância de reduzir o desperdício, como o reaproveitamento de materiais, o que os faz pensar sobre seus hábitos de consumo”, salientou.
Consumo Seguro e Saúde
Preocupados com essa prática, o Procon Alagoas participou do curso ‘Formação de Multiplicadores em Consumo Seguro e Saúde’, realizado no Sebrae, em Maceió. A capacitação buscou destacar a importância da fiscalização e educação da população quanto ao consumo de produtos e serviços.
Dentre os assuntos discutidos destacam-se a necessidade da educação para o consumo, a importância da sustentabilidade, o consumo consciente, a segurança dos brinquedos, acidentes de consumo, lesão não intencional, recall, entre outros.
O curso foi uma parceria entre o Sebrae em Alagoas, a Rede Metrológica de Alagoas (Rmal) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º
-
4CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas

