Geral
Teste do Pezinho será tema de palestra para profissionais da Santa Mônica
Uma gota de sangue que pode salvar a vida do bebê. É desse modo que é realizado o Teste do Pezinho, exame assegurado por lei para todos os recém-nascidos e que será tema de palestra nesta quinta-feira (9), às 10h, no auditório da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), no bairro Poço, em Maceió.
Proferida pelo geneticista Reinaldo Luna, a palestra irá evidenciar que o Teste do Pezinho é importante para a prevenção de algumas doenças no bebê. “Ele é importante para se diagnosticar algumas doenças, antes que o paciente apresente os sintomas. Quanto mais cedo o diagnóstico se consegue melhorar a qualidade de vida do bebê”, frisou, ao ressaltar que o exame deve ser realizado entre três a cinco dias após o nascimento.

De acordo com o geneticista, o Teste do Pezinho detecta a Fenilcetonúria, o Hipotireoidismo Congênito, a Anemia Falciforme a Fibrose Cística. Desde 1992, ele é obrigatório e assegurado por lei, através do Ministério da Saúde (MS). Em 2011 foi criado o Programa Nacional de Triagem Neonatal, que garante que o exame seja realizado em todo o País, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ainda de acordo com Reinaldo Luna, ao ser detectada uma doença através do Teste do Pezinho, os pais do bebê são orientados a procurar os profissionais que passarão a fazer o acompanhamento. “Esse acompanhamento, que pode se dar por pediatras, endocrinologistas, hematologistas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas e geneticistas irá melhorar a qualidade de vida da criança, evitando algumas complicações e sequelas física ou mentais”, enfatizou.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
4FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo



