Geral
Seduc auxilia escolas sobre prestação de contas de recursos repassados

Secretaria de Educação auxilia escolas sobre prestação de contas de recursos repassados (Foto: Valdir Rocha)
Para apoiar e orientar os novos diretores de escolas sobre a contratação, utilização e prestação de contas de recursos recebidos pelas unidades de programas como o Escola Web e Escola da Hora, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está promovendo formação in loco para analistas e técnicos da área em todas as Gerências Regionais de Educação (Geres).
Após visitar a 2ª Gere, em São Miguel dos Campos, e a 6ª, em Santana do Ipanema, na quinta-feira (9) foi a vez dos gestores e técnicos das unidades da 12ª, em Rio Largo, receberem as orientações dos técnicos da Superintendência da Rede Estadual de Ensino (SURE).
Nesta sexta-feira (10), a formação será para a 1ª Gere, em sua sede, na Pajuçara.
De acordo com o gerente de apoio à gestão escolar, Pedro Quintella, a formação inclui orientações sobre retenção e recolhimento de impostos e encargos sociais de serviços prestados por pessoas físicas e jurídicas, recursos repassados para manutenção, custeio e bens permanentes, recursos para manutenção de equipamentos e rede de informação e contração de banda larga, além do repasse de formulários para prestação de contas.
“Nesse trabalho, além do repasse de informações e orientações específicas, conseguimos medir como está a preparação dos novos diretores e conselheiros escolares. Esta formação é fundamental para uma boa gestão. Não adianta o governo repassar o recurso e a escola não está preparada para usar e, principalmente prestar contas. Se não souber usar, mais tarde pode inviabilizar a unidade”, destacou.
Gestores concordam com a informação. Para Sergio Rocha da Silva, que assumiu a direção da Escola Estadual Tabuleiro Pinto em janeiro deste ano, a formação traz subsídios indispensáveis, proporcionando maior segurança na tomada de decisões. Embora com experiência no tema, ele destaca a necessidade de priorizar e estar com a prestação de contas sempre em dia.
“Com o repasse de recursos, conseguimos direcionar e atender necessidades básicas da escola. Apesar da minha experiência enquanto técnico, quando você assume a gestão, o compromisso duplica. Esta formação deixa-me com mais tranquilidade. Não deixo nunca para última hora. Procuro mesmo é antecipar-me aos prazos da Secretaria”, pontuou.
Manter a prestação de contas em dia é indispensável para que a unidade esteja habilitada a receber novos recursos.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
3ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas

