Geral

Perícia Oficial prestigia troca de comando de Grupamento de Incêndio do Corpo de Bombeiros

10/06/2016
Perícia Oficial prestigia troca de comando de Grupamento de Incêndio do Corpo de Bombeiros
Major Camila Paiva, primeira mulher no comando de uma unidade operacional (Foto: Ascom Corpo de Bombeiros)

Major Camila Paiva, primeira mulher no comando de uma unidade operacional (Foto: Ascom Corpo de Bombeiros)

O perito-geral da Perícia Oficial do Estado, Manoel Melo Filho, e o chefe do Instituto de Criminalística, José Cavalcante, participaram na manhã de hoje, 10, da passagem de comando do Grupamento de Incêndio (GI) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas. A solenidade ocorrida na sede do GI foi considerada um marco histórico da corporação, que pela primeira vez terá uma mulher no comando de uma unidade operacional.

A escolhida para enfrentar este grande desafio foi a major Camila Paiva. Com um amplo currículo, a oficial assume o comando do grupamento em substituição ao tenente-coronel Ricardo Cruz, que foi transferido para a chefia da Assessoria de Relações Públicas e Comunicação Social.

“Fiz questão de participar desse momento na história do Corpo de Bombeiros em Alagoas e de parabenizar pessoalmente a major Camila Paiva por sua nomeação para este posto. Tenho certeza que ela saberá aliar sua experiência profissional com a sabedoria da mulher no comando do grupamento”, afirmou o perito geral, que também parabenizou o tenente-coronel Ricardo Cruz pelo novo cargo.

Localizado às margens da BR-316 no bairro Santos Dumont, o Grupamento de Incêndio dispõe de 139 militares que, além da unidade, atuam no Quartel Geral e na Seção de Combate a Incêndio do Aeroporto Zumbi Palmares.

O GI ainda conta com a maior frota operacional da capital: quatro caminhões de combate a incêndio, dois caminhões do tipo escada e um caminhão de armazenamento de água do tipo bitrem, utilizado para apoio em ocorrências de incêndio.

Presidindo a cerimônia militar, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, coronel Adriano Amaral da Silva, agradeceu a presença do perito-geral e do chefe do IC, destacando os avanços conseguidos pela parceria entre os órgãos de segurança pública. O perito criminal do Amazonas, Ladislau Brito, integrante da Força Nacional em Alagoas, também participou da troca de comando.