Geral
Estudante destaca contribuição do Observatório Astronômico do Cepa para o ensino de Geografia

O espaço, além de promover observações, é palco de debates, cursos e programas de iniciação científica sobre o tema (Foto: Valdir Rocha/ José Demétrio)
Três vezes por semana, o Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) abre suas portas para receber os apaixonados por Astronomia. O espaço, além de promover observações, é palco de debates, cursos e programas de iniciação científica sobre o tema. E foi justamente este caráter multidisciplinar que inspirou a estudante Rôse Meire Dias a fazer do observatório o objeto de pesquisa de sua monografia de conclusão do curso de Licenciatura em Geografia na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Na pesquisa, ela mostra como o espaço contribui para o ensino da disciplina de Geografia na Educação Básica.
A ligação entre a jovem e o OAGLL começou em 2009, quando ainda era aluna da Escola Estadual José Correia da Silva Titara e participou da primeira edição do curso de Fundamentos em Astronomia promovido pelas equipes do OAGLL e do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite).
O despertar de sua paixão pelo tema fez com que se envolvesse com os vários projetos conduzidos pelo professor Adriano Aubert, coordenador do OAGLL. Monitora em Astronomia pela Usina Ciência da UFAL e voluntária do OAGLL desde 2013, ela também participou de eventos como o Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA) e o Encontro Nacional de Astronomia (ENAST), ambos em Maceió, em novembro de 2014.
A pesquisa – Dividida em três capítulos, a monografia faz um resgate histórico sobre a evolução dos observatórios, com a caracterização do espaço objeto deste estudo, além das suas contribuições não apenas para a Geografia e a Astronomia, mas também para a Biologia e a Botânica. Traz ainda um recorte do projeto “Um olhar para o céu”, realizado por meio de uma parceria entre Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Usina Ciência. A conclusão do trabalho confirmou as hipóteses da pesquisadora, que recebeu nota máxima da banca examinadora.
“Apesar das dificuldades iniciais para desenvolver o tema, a pesquisa conseguiu mostrar o quanto ciências como a Geografia e a Astronomia estão intimamente ligadas e que os alunos reconhecem estas associações”, destacou Rôse.
Ela declarou ainda que a monografia oportunizou abordar a importância do trabalho de divulgação, ensino e pesquisa realizado pelo OAGLL junto às escolas de Ensino Fundamental e Médio, o que o torna o único com tais características entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.
“Com a pesquisa, nós ainda conseguimos avaliar instrumentos metodológicos e procedimentos pedagógicos e traçar o perfil dos integrantes da turma 2015.2 do curso de Fundamentos em Astronomia, onde 65% são estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual”, observou Rôse.
Em breve o trabalho poderá ser consultado na íntegra pelo blog do OAGLL pelo link http://oagll.blogspot.com.br.
Parceria – Orgulhoso pelo resultado conquistado por Rôse, o professor e coordenador do OAGLL, Adriano Aubert, ressalta a importância da parceria entre a Seduc e Usina Ciência/UFAL para a difusão do ensino de Astronomia e de projetos de iniciação científica nesta área.
“A nossa proposta é esta, de estimular os alunos a reconhecerem estas possibilidades da carreira acadêmica a partir da Astronomia. Assim como a Rôse, temos outros exemplos que seguiram este caminho”, comemorou.
De acordo com Adriano Aubert, a parceria garante importantes benefícios, a exemplo da disponibilização de telescópios e câmeras digitais; viabilização de bolsas para universitários que atuam no OAGLL; operacionalização de atividades e apoio na promoção de diversos projetos promovidos pelo observatório.
“Esta parceria é fundamental, com uma importante troca. Com a experiência adquirida aqui, os alunos também já chegam na Usina Ciência sabendo montar, cuidar e operar o planetário”, pontuou Adriano.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
3ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

