Geral
Jovem americano vive 555 dias sem coração
Stan Larkin, um americano de 25 anos, passou 555 dias sem coração natural. O órgão foi substituído por um coração artificial portátil, que bombeava sangue para o seu corpo 24 horas por dia, 7 dias por semana, enquanto o jovem esperava um doador para o transplante.
Segundo o Yahoo, o órgão robótico, que substitui o natural, foi desenvolvido pela Universidade de Michigan em 2001 e se chama SynCardia. O motor do dispositivo fica do lado de fora do corpo, ligado ao sistema cardiovascular por meio de dois tubos, que bombeiam 9,5 litros de sangue por minuto.
Apesar dos 6kg de fios e metais, o SynCardia é pensado para ser prático: pode ser carregado na tomada ou no carro, e vem com uma mochila Freedom, para que a pessoa tenha alguma autonomia e não fique sempre na cama ou em casa. No caso de Stan, ele pôde, inclusive, jogar basquete.
O coração artificial, porém, só é indicado para pacientes que estejam em situações extremas e não possam esperar sequer um dia a mais pelo transplante. Esse era o caso do Stan, que foi diagnosticado com cardiomiopatia, uma doença que pode causar parada caradíaca total, situação que não pode ser resolvida com desfribilador.
Stan é uma das 1500 pessoas que receberam o SynCardia até agora nos Estados Unidos.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
3ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo



