Geral
Estádio ‘Obra Prima’ da Eurocopa custou menos que Itaquera
Para quem anda por Bordeaux, na França, de longe se destaca o estádio Matmut Atlantique, arena do time local que foi inagurada em 18 de maio do ano passado.
Com um projeto belo e arrojado, o campo encantou os torcedores que foram assistir à vitória por 2 a 1 da Croácia sobre a Espanha, na última terça-feira, pela Eurocopa.
“É o estádio mais bonito que já vi, uma obra prima. Na Espanha creio que não há um bonito dessa forma”, disse à reportagem Jorge Herrera, espanhol, torcedor do Betis, que foi à partida com a esposa, Antonieta, e o filho, Enrique, antes do duelo.
“É realmente fabuloso. Na Croácia estou mais acostumado aos estádios velhos, apesar dos nossos também terem suas qualidades (risos). Mas esse provavelmente é o estádio mais bonito que já foi”, concorda o croata Leon Juric, fã do Hajduk Split que foi à França com amigos.
De fato, o novo campo do Bordeaux, que foi construído em pouco mais de um ano, impressiona quem o vê pela primeira vez.
O projeto é de autoria do escritório suíço Herzog & de Meuron, o mesmo que desenhou a Allianz Arena, em Munique, e do Ninho do Pássaro, em Pequim, entre outros.
Tanto por fora quanto por dentro, soluções inovadoras de design foram usadas, principalmente para facilitar a circulação dos torcedores e do público dos shows que o local recebe. Também há 407 terminais de Wi-Fi para os torcedores se conectarem, 19 opções diferentes de lanchonetes para alimentação e 8,5 mil vagas de estacionamento.
Das escadarias, às arquibancadas, passando pelos corredores e banheiros, só materiais de primeira e ecologicamente corretos foram usados. Tanto é que a arena parece ainda recém-inaugurada, como se nunca tivesse recebido uma partida.
Não à toa, o campo, que tem capacidade para 42.115 torcedores, ganhou prêmio de estádio do ano de 2015 no StadiumDB.com, maior database online de estádios do planeta, ao lado da Arena BBVA Bancomer, do Monterrey-MEX.
E tudo isso tendo custado “barato”: 183 milhões de euros (cerca de R$ 700 milhões).
Para se comparar com o Brasil, por exemplo, a Arena Corinthians, que tem capacidade só um pouco maior (47.605), custou quase o dobro: R$ 1,2 bilhão, segundo levantamento recente feito pelo jornal Folha de S. Paulo.
Além disso, o estádio de Itaquera levou quatro anos para ser concluído, contra apenas um do Matmut Atlantique, que tem esse nome devido aos naming rights comprados pela seguradora Matmut Group – algo que a arena corintiana ainda negocia para ter.
Atualmente usado também para jogos de rúgbi, além das partidas do Bordeaux, o estádio recebeu quatro jogos na Eurocopa: País de Gales 2 x 1 Eslováquia, Áustria 0 x 2 Hungria, Bélgica 3 x 0 Irlanda e Croácia 2 a 1 Espanha. Ele ainda vai abrigar um jogo das quartas de final, no dia 2 de julho.
A torcida local também aprovou seu novo patrimônio. Na última temporada da Ligue 1, o Bordeaux viu sua média de público crescer 6% depois da inauguração.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA
-
5FUTEBOL
Dono de 25% do United critica gestão passada do Manchester United e cita Antony e Casemiro



