Cidades
Audiência discute resultados do MPEduc em Cacimbinhas (AL)

Evento será realizado em 3 de agosto, às 9h, na Escola Cenecista Nossa Senhora da Penha. (Foto: Ministério Público Federal)
O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL), por meio da Procuradoria da República no Município de Arapiraca, realizará, em 3 de agosto, audiência pública para informar à sociedade os resultados obtidos com o projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), na cidade de Cacimbinhas (AL).
A audiência será conduzida pela procuradora da República Aldirla Albuquerque, titular do 1o ofício da Procuradoria da República em Arapiraca, com o objetivo de apresentar os resultados obtidos e as medidas adotadas em relação à educação no município de Cacimbinhas, distante 180 km de Maceió.
A audiência pública é mais uma das etapas do MPEduc, que teve início com reuniões com gestores e conselheiros da educação municipal. A primeira audiência do projeto aconteceu em maio. Também foram realizadas diversas inspeções às escolas e vistorias nos equipamentos educacionais do município.
Resultado de uma parceria entre o MPF e os MPs Estaduais, o MPEduc é desenvolvido em todo o Brasil e pretende identificar as causas do baixo desempenho de escolas e municípios no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O projeto tem como objetivo, entre outros, levar ao conhecimento do cidadão informações essenciais sobre seu direito de ter acesso a um serviço de educação de qualidade, bem como sobre seu dever em contribuir para que esse serviço seja adequadamente prestado.
Toda a comunidade de Cacimbinhas, especialmente diretores, professores, pais e alunos das escolas municipais estão convidados a participar da audiência. Secretários e o prefeito do município também devem participar.
MPEduc – O MPEduc começa com o preenchimento de um questionário disponível no site do projeto. O segundo passo é a audiência pública, que permite identificar as deficiências da rede escolar e buscar melhorias para a educação oferecida no município.
Segue-se a verificação in loco das escolas e dos Centros de Educação Infantil. Após, há a expedição de recomendações e outras ações extrajudiciais, com a fixação de prazos para que o poder público promova melhorias no ensino e na infraestrutura das escolas. Por fim, novas audiências públicas são realizadas para prestar de contas à população das medidas tomadas pelo Ministério Público.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA
-
5FUTEBOL
Dono de 25% do United critica gestão passada do Manchester United e cita Antony e Casemiro

