Geral
Cepa Vivo conta com oficina da artesã Vânia Oliveira, Patrimônio Vivo de Alagoas

Artesã Vânia Oliveira, Patrimônio Vivo de Alagoas, será uma das atrações no Cepa Vivo com oficina de artesanato. (Foto: Itawi Albuquerque)
A próxima edição do Cepa Vivo, em comemoração ao Mês do Folclore, a ser promovida no sábado (13) contará com uma oficina de artesanato muito especial. Em mais uma parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Cultura (Secult), a população é que se beneficia. A mestra artesã do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas, Vânia Oliveira, irá ministrar uma oficina de chapéus de guerreiros.
“É muito importante valorizar a cultura popular do nosso Estado. Esta oficina será uma forma de mostrar aos nossos jovens a arte que representa o nosso povo. Através da produção do artesanato, a gente consegue repassar nossas tradições e riquezas”, afirma Vânia Oliveira.
A proposta da Secult de levar a artesã para o Cepa Vivo é propiciar o resgate do folclore brasileiro e principalmente alagoano, como se refere a secretária da Cultura Mellina Freitas. “Nosso artesanato é muito representativo e por meio do trabalho artesanal podemos preservar e materializar nossa arte”, pontuou.

Além da oficina, o Cepa Vivo contará ainda com apresentações de danças folclóricas pelos estudantes do Ensino Médio, como dança da fita, maracatu, baião, guerreiro e pastoril.
Paralelamente, haverá varais com poesias penduradas e espalhadas pelo CDR [Centro de Desporto e Recreação], no projeto Papel no Varal, do professor e poeta Ricardo Cábus, além do Piqueninique Literário e de outras atrações para o público infanto-juvenil.
Para marcar o Mês do Folclore, o Cepa Vivo ainda conta com a presença da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (ASFOPAL) que fará uma exposição.
Parceria com a Sesau
E para complementar as atividades do Cepa Vivo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá montar uma tenda do Hemoal para o cadastro de doadores de medula óssea. Os interessados devem ter mais de 18 anos, boas condições de saúde, portar CPF e carteira de identidade, além de informar o endereço residencial.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
3ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas


