Geral

Mais de 400 reeducandos constroem um futuro digno por meio da educação

11/08/2016
Mais de 400 reeducandos constroem um futuro digno por meio da educação

Ensino apresenta uma nova janela de oportunidades para quem quer mudar de vida.A educação é um vetor fundamental para a ressocialização. Nas salas de aula do sistema prisional de Alagoas, os reeducandos começam a escrever uma nova história de vida com um roteiro feliz. No sistema prisional de Alagoas, o acesso ao conhecimento é garantido pela Gerência de Educação da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

No sistema prisional são ofertados cursos profissionalizantes, além de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Fundamental, Médio e Superior, esse último na modalidade EAD. Atualmente, 422 internosassistem aulas nos presídios, sendo dez matriculados no Ensino Superior e quinze no curso de Mecânico de Motocicleta ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

A Secretaria de Estado da Ressocialização se preocupa ainda com a formação dos estudantes. Para obter um bom desempenho na maratona de provas do vestibular, dezenas de custodiados participam do preparatório para o Enem. As aulas fazem parte do Programa Conexões de Saberes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que firmou uma parceria com a Seris.

A supervisora de educação, Genizete Tavares, lembra que o investimento na educação é fundamental para a reintegração dos custodiados e remição da pena. “Nosso trabalho tem como objetivo a preparação do individuo para retornar a sociedade. Neste processo, a educação é um vetor essencial para buscar um recomeço digno”, disse Tavares.