Variedades
Mais de 50% dos dependentes químicos iniciam uso de entorpecentes por meio de drogas lícitas


Levantamento foi feito pela Rede Acolhe com as 866 pessoas que estão acolhidas nas 37 comunidades acolhedoras de dependentes químicos credenciadas pelo Governo de Alagoas. Paulo Rios
Dados da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) revelam que 51% dos dependentes químicos acolhidos pela Rede Acolhe iniciaram o uso de entorpecentes por meio de drogas lícitas como o cigarro e álcool.
A maconha aparece como o segundo tipo de droga usada pelos acolhidos, com 31%, seguida do loló, com 10%, e da cola, com 3%. Surgem ainda na lista o crack, medicamentos, tiner e a cocaína com percentual abaixo de 2%.
O levantamento foi feito pela Rede Acolhe com as 866 pessoas que estão acolhidas nas 37 comunidades acolhedoras de dependentes químicos credenciadas pelo Governo de Alagoas. Deste total, 723 são adultos do sexo masculino, 58 são adolescentes do sexo masculino, 41 são adultas do sexo feminino e 44 são adolescentes do sexo feminino.
O relatório revela também que a família foi o principal motivo que levou o acolhido a procurar ajuda para sair das drogas, 26%, seguida da força de vontade, 21%, e do “fundo do poço”, 14%.
Segundo a gerente de Recuperação e Acolhimento da Seprev, Meire da Silva, a influência dos amigos é o motivo principal que levou o dependente a usar drogas pela primeira vez. “Um número significante de 44% dos acolhidos experimentaram algum tipo de droga por influência dos amigos. Esses dados nos ajudam a entender melhor o perfil do acolhido. Com isso, poderemos trabalhar de forma mais efetiva e direta no acolhimento”, explica Meire da Silva.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Edson e Hudson lançam álbum com clássicos sertanejos
-
2GUERRA
Ex-militar denuncia ataque com drone das Forças Armadas da Ucrânia contra mulheres durante evacuação
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4OBITUÁRIO
Gloria Vaquer, ex-mulher de Raul Seixas, morre nos Estados Unidos
-
5LUTO NA MÚSICA NORDESTINA
Morre Xameguinho, ícone do forró alagoano que levou o ritmo à Europa