Artigos
7ª FLIMAR
No início de abril de 2009 recebi um telefonema, Cristiano Matheus, prefeito eleito de Marechal Deodoro me convidava para assumir a Secretaria de Cultura do Município, com alegria fui a seu gabinete, aceitei o honroso cargo. Ser secretário de cultura daquela belíssima cidade histórica (mais de 400 anos) é mais charmoso que Ministro da Cultura.
Na verdade foi indicação do historiador Douglas Apratto, eu não conhecia Cristiano, depois de quase oito anos trabalhando juntos, hoje é um amigo especial, além da figura humana de bem com a vida, competente, excelente administrador, um dos melhores prefeitos aparecidos nos últimos anos nas Alagoas. Fez uma revolução em Marechal Deodoro em todos os setores, educação de primeira qualidade, a saúde foi transformada, obras em todo município. No Centro Histórico conseguiu verbas federais, restaurou o Convento, o Museu de Arte Sacra Dom Ranulfo, as Igrejas, o Mercado do Peixe, o Mercado da Cidade, transformou o velho mercado em Mercado do Artesanato e Renda, restaurou o Palácio Provincial, a Casa Museu do Marechal do Marechal Deodoro, reformou o Ponto de Cultura onde fica a Secretaria de Turismo, a antiga cadeia foi restaurada, hoje Casa do Patrimônio. O centro da cidade está uma beleza. Além de tudo construiu a orla lacustre mais bonita das Alagoas e a orla da praia do Francês. Houve uma revolução em Marechal.
Uma das primeiras determinações do Prefeito foi a realização dos velhos festivais de verão acontecidos há mais de 30 anos em Marechal, os moradores mais antigos pediram a volta do Festival de Verão. Semana seguinte apresentei uma proposta mais moderna, realizar a Festa Literária de Marechal Deodoro (FLIMAR) inspirada na FLIP de Paraty, com um detalhe não apenas a literatura, todos os segmentos da cultura contemplados no projeto, a música, as rendeiras, o folclore, a gastronomia, entre outras. Cristiano determinou que envolvesse a rede de ensino do município, a equipe da secretária Flávia inventou a FLIMARZINHA, hoje a maior atração do evento.
A I FLIMAR foi realizada em 2010 tendo como escritores homenageados, Aurélio Buarque de Holanda e Arriete Vilela, sucesso além da expectativa; a II FLIMAR em 2011 teve como escritor homenageado o saudoso Lêdo Ivo; na III FLIMAR foram homenageados Antônio Torres e Théo Brandão; a IV FLIMAR homenageou Graciliano Ramos e Cacá Diegues. A V FLIMAR em 2014 teve o grande Djavan em palestras analisando sua poesia, uma entrevista ao vivo no auditório. Ano passado 2015, o poeta Jorge de Lima e o compositor, poeta Nando Cordel foram os homenageados.
Nessa próxima semana, precisamente às 19:30 horas da quarta feira dia 31 de agosto está sendo aberto a 7ª Festa Literária de Marechal Deodoro – VII FLIMAR com uma vastíssima programação que todos podem consultar no site: http://festaliteraria.wix.com/7flimar.
Do dia 1º ao dia 3 de setembro, pela manhã e pela tarde uma série de palestras, mesa de debates e oficinas com vários temas, todos acessíveis e prazerosos. Na parte da tarde a praça Pedro Paulino no Centro Histórico será invadida pelo nosso folclore e nossa cultura popular, uma mostra de nossos folguedos, pastoril, boi, capoeira, quarteto em clarinete, teatro de rua, banda de pífano, quarteto em trombone, entre outros. A partir das 19 horas as Filarmônicas de Marechal Deodoro encantarão o público com música clássica e para dançar. Na quinta e sexta às 17 horas o ator Chico de Assis apresenta a peça Volta Seca dentro do Convento; à noite no quintal da Casa do Marechal um Sarau poético aberto ao público.
Na sexta feira um show com Saulo Laranjeiras no auditório e logo depois Igbonan Rocha canta samba. O sábado começa com uma alvorada poética pelas ruas do Centro Histórico pela Confraria Nós Poetas, rolando uma programação divertida e de muito aprendizado, além da FLIMARZINHA, para crianças, esse ano tem a FLIMAR JOVEM para adolescentes. Finalmente no sábado um belíssimo show de encerramento com o homenageado da 7ª FLIMAR, o cantor, compositor FAGNER. a outra homenageada é nada menos que a revolucionária psiquiatra NISE DA SILVEIRA. Todos convidados. Paga nada.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4FUTEBOL
Fortaleza contrata Kuscevic, ex-Palmeiras, de forma definitiva e cede Bruno Melo ao Coritiba
-
5SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia