Geral
Bases Comunitárias terão ações do programa ‘Na Base da Cultura’

Ações dos programas Na Base da Cultura e Na Base do Esporte serão ampliadas nos bairros de maior vulnerabildiade social. Aílton Cruz
A humanização das Bases Comunitárias de Alagoas foi o tema da Mesa de Situação realizada na manhã desta quinta-feira (1º), na Secretaria de Segurança Pública. O evento reuniu representantes das bases comunitárias, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretarias de Estado da Cultura (Secult), de Prevenção Social à Violência (Seprev) e de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), para a apresentação de diagnóstico das comunidades onde atuam as bases.
A reunião teve como intuito ampliar as ações dos programas ‘Na Base da Cultura’ e ‘Na Base do Esporte’, que visam o desenvolvimento e inclusão social por meio de atividades lúdicas e profissionalizantes nas comunidades de maior vulnerabilidade social.
“Agradeço ao secretário executivo de Segurança Pública, Delano Sobral, pela mobilização dos representantes dos órgãos da segurança para discutirmos a intensificação das ações dos projetos culturais nas Bases Comunitárias de Comunitárias. Com o engajamento de todos, pretendemos ampliar os serviços socioculturais e atender a comunidade carente da região”, disse a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.
Na ocasião, a secretária de Estado do Esporte e Lazer e Juventude, Cláudia Petuba, falou do edital para o programa ‘Na Base do Esporte’. “Estamos nos últimos dias para encerrar o prazo de inscrição do edital que irá selecionar 15 entidades esportivas para atuar nas áreas de maior vulnerabilidade social da nossa capital”.
Na Base da Cultura
Cultura e arte são instrumentos fundamentais para a formação da cidadania. Foi com esta visão que a Secult lançou, no inicio do ano passado, o programa ‘Na Base da Cultura’, que atua em seis bases comunitárias de Maceió.
Por meio de oficinas de teatro, artesanato criativo e contação de história, o projeto visa o protagonismo social, fomento da cultura participativa, estímulo à leitura, construção de novos valores e solidariedade, ampliando o acesso aos meios de produção, circulação e fruição de bens e serviços culturais. As aulas serão ministradas semanalmente.
O projeto faz parte de um conjunto de ações do Governo que visam à redução nos índices de criminalidade e vulnerabilidade social, e inclui atividades realizadas pelo ‘Na Base do Esporte’, realizado pela Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude. Juntos, os programas oferecem aulas desportivas e culturais, gratuitas, com o objetivo de democratização e inclusão social.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4FUTEBOL
Dono de 25% do United critica gestão passada do Manchester United e cita Antony e Casemiro
-
5ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma


