Política
Juiz determina nova punição por divulgação de pesquisa irregular
O Juiz da 10ª Zona Eleitoral Geneir Marques proferiu uma nova decisão sobre a pesquisa Dataconsulta que de forma viciada tentou induzir o eleitor de Palmeira dos Índios a erro.
Segundo o juiz Geneir Marques – em decisão anterior – a pesquisa Dataconsulta publicada nos meios de comunicação omitiu 23% dos questionários. De 523 pessoas ouvidas o instituto apenas divulgou o resultado de 425, omitindo o restante.
Numa nova decisão, que foi impulsionada pela Coligação “A verdadeira mudança. Avança Palmeira”, da candidata Verônica Medeiros (PMDB), o juiz decidiu que todas as emissoras de rádio local e o jornal impresso “O Dia Palmeira” retifiquem a informação do instituto e esclareçam o eleitor que a pesquisa está viciada e com indícios de fraude especialmente no tocante ao número de questionários pesquisados inferior ao publicado.
O jornal que encomendou a pesquisa que é quinzenal, terá que publicar até amanhã uma edição extra sob pena de pagar uma multa de R$50 mil.
Na decisão o juiz expressa que é de “se ver que a irregularidade constatada na pesquisa realizada pela Empresa E.S.Morais Consultoria Ltda. gerou desigualdade entre as coligações participantes no pleito no município de Palmeira dos Índios. Nesse descortinar em atenção ao princípio de igualdade de oportunidades entre os candidatos, bem como em face da necessidade de evitar prestígio ao favorecimento por um ato eivado de irregularidades defiro o pedido“.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2FUTEBOL
Ídolo no Inter e com passagens por Santos, seleção e Japão, Leandro Damião dá adeus ao futebol
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4ASSEMBLEIA
Cibele Moura denuncia feminicídio e cobra mais respeito às mulheres
-
5ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma




